GASTRONOMIA
Dia do Lambrusco: conheça as qualidades e variações deste vinho
Por carol - Em 21/06/2024 às 12:53 AM
No dia 21 de junho celebra-se o Dia Mundial do Lambrusco. O nome Lambrusco designa uma família de uvas originárias das regiões de Emilia Romagna e Lombardia, na Itália, a partir das quais se produzem vinhos ecléticos e refrescantes. “Esta variedade de vinho pode ser encontrada como frisante ou espumante, branco, rosé ou tinto”, conta Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Segundo a especialista, o que faz do Lambrusco um estilo tão popular são suas características de corpo leve a médio, baixo teor alcoólico, acidez média-alta, aliadas ao fato de ser um vinho jovem e pronto para consumo. Em alguns exemplares, é possível descobrir notas cítricas, de frutas vermelhas, e até mesmo de chocolate. Além disso, também há versões que vão de seco a doce.
Harmonizações versáteis
No Brasil, as opções mais conhecidas são as versões Amabile ou Dolce, conhecidas por seu residual de doçura perceptível. Embora haja preconceitos contra vinhos doces, é importante lembrar que o mundo dos vinhos é repleto de mitos e estereótipos. A diversidade e a riqueza dos vinhos doces merecem ser apreciadas e a liberdade de escolher o que mais agrada ao paladar deve ser valorizada.
Na gastronomia, o Lambrusco se destaca como um companheiro versátil para uma infinidade de pratos. Embutidos, carnes curadas e queijos duros são ideais para acompanhar as variadas versões dessa bebida. A acidez refrescante e os aromas frutados do Lambrusco complementam perfeitamente frango grelhado ou assado, pratos de massa, atum grelhado, sushis e pizzas. O dulçor do Lambrusco também harmoniza bem com sobremesas e frutas, como maçã verde, nectarinas, cerejas, mirtilos e morangos.
Para os amantes dos vinhos brancos mais frescos, o Frisante Botticello Lambrusco I.G.T. dell’Emilia Bianco Amabile é uma boa indicação de lambrusco italiano, seja como um welcome drink, à beira-mar ou durante uma tarde na piscina. Trata-se de um vinho leve, frutado, doce e refrescante.