BUSINESS
Ducati fecha 2023 confirmando sua solidez com aumento da lucratividade e receita acima de um bilhão de euros
Por carol - Última Atualização 20 de março de 2024
A Ducati conclui 2023 com resultados financeiros que confirmam a solidez da empresa e a validade das decisões estratégicas tomadas nos últimos anos.
O resultado operacional registrado em 2023 é o melhor de todos os tempos para a Ducati, com 112 milhões de euros, e um nível correspondente de lucratividade da empresa que aumentou ainda mais em comparação com o ano anterior, atingindo 10,5%.
Apesar da crescente concorrência no cenário internacional e das dificuldades enfrentadas no mercado chinês, a receita da fabricante de motocicletas Borgo Panigale ultrapassa um bilhão de euros pelo segundo ano consecutivo, chegando a 1.065 milhões de euros, um pouco abaixo do nível recorde alcançado em 2022 (1.089 milhões de euros).
Em 2023, 58.224 motocicletas foram entregues aos Ducatistas entusiastas em todo o mundo. Um resultado que, apesar de ser ligeiramente inferior ao de 2022, coloca o ano passado como o terceiro melhor da história da empresa em termos de volume de vendas.
“Os resultados obtidos pela Ducati em 2023 confirmam a validade das decisões estratégicas e da política de investimento autofinanciado que estamos adotando há vários anos. Encerramos o ano fiscal com uma receita que mais uma vez ultrapassou um bilhão de euros e um resultado operacional recorde, ao qual devem ser adicionados os sucessos nas corridas que nos viram ser Campeões Mundiais no MotoGP e no WorldSBK pelo segundo ano consecutivo”, declarou Claudio Domenicali, CEO da Ducati. “Fortalecidos pelos objetivos alcançados, olhamos para o futuro com determinação e continuamos com o plano de desenvolvimento da marca e da gama de produtos, com o desejo de expandir nossa presença para novos segmentos, falar com novos motociclistas e aumentar a comunidade de Ducatisti. A entrada no motocross planejada para este ano é uma prova disso.”
Henning Jens, CFO da Ducati, acrescentou: “O ano de 2023 foi caracterizado por um cenário de mercado global de motocicletas com uma concorrência crescente e situações econômicas desafiadoras em todo o mundo. Apesar disso, a Ducati pôde encerrar o ano com uma melhoria adicional na lucratividade, atingindo 10,5% de retorno sobre as vendas e um novo resultado operacional recorde. Isso foi possível graças a um mix de modelos muito atraente e a um grande foco na disciplina de custos e na eficiência em todos os processos. O resultado também mostra que a Ducati opera com uma estratégia clara em uma base financeira robusta, apresentando um bom desempenho mesmo em anos desafiadores.”