SAÚDE
Especialistas alertam sobre a importância do controle do peso na prevenção do câncer
Por Gabriela - Em 23/01/2020 às 10:21 AM
De acordo com o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF), para 2025, a previsão é que cerca de 19 mil casos de câncer em mulheres e 15 mil casos em homens serão causados por excesso de peso e obesidade.
Os estudos apontam que algumas destas comorbidades, como os casos de cânceres de esôfago e de endométrio, por exemplo, podem ser evitados com combinação de boa alimentação e atividade física constante. Sobre isso, o oncologista do HCor, Dr. Auro Del Giglio, avalia também, a importância de combater a obesidade como medida preventiva de algumas dessas doenças, como no caso do câncer de mama.
“O tecido adiposo é responsável por parte da produção de estrógeno e a quantidade anormal de gordura no organismo aumenta a produção desse hormônio que pode, por sua vez, estimular tumores da mama. Entre as mulheres, a redução de altos percentuais de gordura corporal também diminuiria significativamente o risco de câncer de esôfago, pâncreas, vesícula, reto, endométrio e rim”, explicou o especialista.