ECOLÓGICO-ECONÔMICO
Estado inicia nova etapa do programa ZEEC neste mês de janeiro
Por Gabriela - Em 20/01/2020 às 6:53 AM
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace), realizam neste mês de janeiro, nova etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC).
Compondo a programação prevista para este ano, haverá o processo de Apresentação e Discussão do Prognóstico sobre o ZEEC durante os encontros agendados para os dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, nos municípios de Camocim, Paracuru, Beberibe e Fortaleza, respectivamente. Estes momentos são abertos ao público e contam com a participação de diversos segmentos sociais.
O projeto envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis das unidades de intervenção no território da Zona Costeira Cearense. O processo, desenvolvido de forma participativa, tem como principal objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território de todo o Litoral cearense, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas.
A ideia, segundo o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, é que sejam construídos cenários, considerando o histórico dos dados levantados, e a situação das unidades homogêneas, de acordo com suas potencialidades e fragilidades, naturais e as condições econômicas e sociais.
“Por meio do Prognóstico será possível definir o que são áreas de preservação permanente (APPs), áreas frágeis ou áreas estáveis no litoral cearense. Classificadas essas áreas, o Prognóstico apresentará os cenários ambientais e ecodinâmicos nas unidades de intervenção”, explicou o secretário.