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Estudo: os consumidores que as marcas de luxo mais querem estão no Pinterest
Por carol - Em 27/11/2023 às 11:41 AM
No mercado global concorrido e caótico de hoje, onde uma marca de luxo pode encontrar consumidores engajados em um espaço que inspira a compra? Uma nova pesquisa sugere que esse lugar já existe online. E mais: tem dezenas de milhões de pessoas jovens e com dinheiro que procuram, salvam e compram coisas para realizar sonhos de vida. É o Pinterest.
A pesquisa conduzida pela PA Consulting foi realizada em diversos mercados e mostra que os consumidores mais relevantes para as marcas de luxo estão no Pinterest, uma plataforma de busca visual, descoberta e compras em que 482 milhões de usuários mensais (1) planejam seus próximos projetos. Ao marcar presença no Pinterest, essas marcas geram uma experiência positiva, evitando conflitos com conteúdo tóxico encontrado em muitos outros sites. Apesar da instabilidade no ambiente econômico global, o mercado de bens de luxo está em ascensão e tem expectativa de dobrar de tamanho até 2030 impulsionado pelos gastos da Geração Z.
Essa é mais uma vantagem do Pinterest, visto que 70% do público de luxo da plataforma (usuários globais que pesquisaram ou salvaram uma das 60 marcas de luxo) tem menos de 35 anos. E quatro em cada cinco são mulheres. (2)
O estudo da PA Consulting revelou dados que as marcas podem usar, incluindo como o Pinterest leva os consumidores de luxo da “descoberta à decisão de compra”. Em outras palavras, os compradores encontram uma ampla seleção de itens de luxo, decidem quais adquirir e compram todos no Pinterest. O público vigoroso e engajado de compradores de luxo do Pinterest tem um valor significativo para as marcas, que se manifesta de diversas maneiras, conforme evidenciado pela pesquisa (com base nos usuários mensais do Pinterest, bem como nos usuários semanais do Pinterest nos EUA), além dos dados internos da plataforma.
Eis o que sabemos: Usuários do Pinterest são mais abastados do que os compradores em outras plataformas
Um terço dos compradores de itens de luxo no Pinterest tem renda anual acima de US$ 100 mil e 35% mais probabilidade de superar esse valor do que aqueles em outras plataformas. (3)
Além disso, essas pessoas gastam 87% mais em bens de luxo e, de acordo com o Global Web Index, têm 27% mais probabilidade de comprar produtos premium. (5)
Usuários do Pinterest têm objetivos mais definidos do que os compradores em outras plataformas
As pessoas acessam o Pinterest com um propósito. Todos os dias, milhões de usuários acessam a plataforma com uma intenção: encontrar o conteúdo certo que vai ajudar a realizar uma ação. Três em cada cinco compradores de luxo dizem que usam o Pinterest para pesquisar marcas e produtos desse setor. De acordo com a PA Consulting, o Pinterest é o primeiro lugar em que as pessoas buscam inspiração para comprar itens de luxo. (3)
Usuários do Pinterest estão mais abertos à mensagem das marcas de luxo
Anúncios em redes sociais e plataformas de vídeo costumam interromper a experiência do usuário, mas, no Pinterest, são considerados soluções que complementam a jornada de cada um e ajuda a tomar decisões. E isso se reflete nos números: 3 em cada 5 compradores de luxo afirmam estar abertos à publicidade de produtos de luxo, sendo que têm 85% mais probabilidade de serem receptivos a esse tipo de publicidade. (3)
A Louis Vuitton está encontrando seu público ideal no Pinterest. A empresa queria que o lançamento de sua nova coleção em colaboração com a artista japonesa Yayoi Kusama causasse uma grande impressão e alcançasse o máximo de usuários com interesse em luxo, moda e beleza no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália e na Espanha. Então, veiculou uma campanha de vídeo no Pinterest que aumentou muito o reconhecimento por meio de posicionamentos exclusivos. Com mais de 3,5 milhões de usuários alcançados em apenas três dias, a campanha da Louis Vuitton teve um engajamento significativo. Essa tendência foi confirmada durante a segunda fase da campanha, com 6 milhões de impressões registradas no mercado francês, a um CPM 50% abaixo do referencial do setor. (9)
Outra marca de luxo que está engajando com seu público principal no Pinterest é a poderosa empresa de moda e cosméticos Carolina Herrera, que aproveitou o novo formato de anúncio em vídeo Premiere Spotlight para revelar seu novo batom Good Girl Maxi Glaze. Esse formato disponível na página de busca e no feed inicial ajuda marcas como Carolina Herrera a alcançar um público de alto impacto em grande escala e é um ótimo ponto de partida para levar usuários da descoberta à decisão de compra.
“Marcas de luxo de todo o mundo estão se conectando com o público ideal no Pinterest: pessoas que acessam a plataforma com propósito, buscando inspiração para criar ideias e aprimorar suas preferências em relação às marcas de luxo que valem a pena. Como três em cada cinco compradores de luxo afirmam usar o Pinterest para pesquisar marcas e produtos desse nicho, essas marcas têm a oportunidade de alcançar um público altamente engajado no exato momento em que formam uma opinião e decidem realizar uma compra. ” – Kelly Emanuelli, diretora de luxo no Pinterest