
INOVAÇÃO
FIEC Summit reúne estandes de grandes parceiros da cadeia de valor de hidrogênio verde
Por carol - Em 13/08/2024 às 3:55 PM
Com mais de cinco mil inscritos, a terceira edição do FIEC Summit, que ocorre nesta segunda e terça-feira (12 e 13/08) no Centro de Eventos do Ceará, é marcada não apenas pelo sucesso de público, mas também pelo crescimento da área de exposição em relação ao evento do ano passado. São, ao todo, 17 estandes de empresas nacionais, multinacionais, instituições de fomento e outras entidades ligadas ao desenvolvimento da cadeia de valor do hidrogênio verde, unindo novas tecnologias, pesquisas acadêmicas e soluções técnicas e educacionais para acelerar o avanço do setor. A ideia é aproximar o visitante do mercado do hidrogênio verde por meio de seus diversos stakeholders e mostrar que ele já é uma realidade, e não mais um futuro distante.
O Sistema FIEC inovou nesta edição e trouxe para o evento um estande tecnológico, moderno, didático e com uma ampla oferta de soluções para as empresas e profissionais, com foco nas energias renováveis e no hidrogênio verde. A proposta deste ano foi gerar uma maior integração entre as Casas do Sistema (SESI, SENAI, IEL, Observatório da Indústria e Centro Internacional de Negócios) e os serviços por elas ofertados. Ao entrar no estande, o visitante percorre o caminho da cadeia de valor do hidrogênio verde, indo desde a sua fonte (a geração de energias renováveis e o processo de eletrólise) até o mercado que impulsiona oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico, através de um raio-x do setor no Ceará, no Brasil e no mundo.
“Estamos com uma programação para discutirmos o papel das universidades na transição energética. Entendemos que a academia, além de ser uma fonte de qualificação técnica, pode ser um importante veículo de informação sobre a problemática do aquecimento global e um ambiente de estímulo à mudança de comportamento da sociedade em relação ao consumo de energia. Outra pauta que trazemos é a indústria do futuro e como ela precisa se adaptar a essa agenda da transição energética”, destaca o diretor da Qair.
Ao lado do domo, a Qair expõe um gerador de energia estacionário que opera com hidrogênio. “O equipamento faz parte do nosso projeto Gênesis, é o primeiro projeto que a Qair está desenvolvendo e utilizamos ele em grandes eventos do Estado. Ele transforma o hidrogênio em energia elétrica. A gente quer mostrar que hidrogênio já é uma temática atual e que existem muitas soluções a serem aplicadas, sendo esse equipamento uma delas”, pontuou.
Um dos estandes em evidência é o da Qair, participante do FIEC Summit desde sua primeira edição. Neste ano, a empresa busca, no evento, promover um diálogo com a sociedade acerca da transição energética. “A gente não queria uma participação meramente institucional”, pontuou o Diretor de Operações da Qair, Gustavo Silva. Por isso, a empresa levou ao Centro de Eventos um domo com uma estrutura reticulada fabricada em madeira de reflorestamento, construída por uma associação de artesãos cearenses, onde é exibida a exposição Qair Experience, que trata da problemática do aquecimento global e da importância da transição energética para o futuro do planeta. No espaço, também são realizados debates com convidados especiais, entre eles o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
Mais notícias


Preferência Nacional
