Turismo

Fortaleza é a 5ª cidade mais procurada pelos turistas para o verão de 2022

Por carol - Última Atualização 31 de janeiro de 2022

Dados divulgados pela MaxMilhas revelam que Fortaleza é a quinta cidade do Brasil mais procurada por turistas para o verão de 2022. Realizado no fim do ano passado, o levantamento foi extraído dos volumes de compras na plataforma da empresa e mostra que a cidade só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Bc9dd9fb E5ee 4384 9a43 31b01d1aeafb

.

Segundo a Prefeitura da capital cearense, o turismo tem um papel fundamental para o município, representando cerca de 30% da economia e envolvendo mais de 50 setores, desde os ambulantes até os meios de hospedagem, passando por bares, restaurantes e serviços diversos.

Mas os impactos das atividades turísticas vão muito além da questão econômica. Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o turismo contribui de forma significativa para a melhora de indicadores sociais, como emprego, renda, cultura e lazer.

“O turismo também exerce um papel importante de inclusão, especialmente quando existem projetos voltados para determinados públicos que não têm a mesma facilidade de viajar”, observa Pereira, apresentando uma iniciativa importante. “Um bom exemplo é o Projeto Praia Acessível, realizado pela Secretaria de Turismo de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Ele oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção”, complementa.

Cde68807 819a 4a1f B1fe A6130fdd2304

Alexandre Pereira

Preparação para receber turistas em meio à pandemia

Com uma população estimada em mais de 2,7 milhões de habitantes, a capital do Ceará é também a quinta cidade mais populosa do País. Fortaleza tem belezas naturais, com praias paradisíacas e que atendem a todos os gostos e muita tradição no turismo.

Não é à toa que, no ranking da MaxMilhas, a busca por passagens aéreas para Fortaleza foi maior do que em cidades como Porto Alegre, Brasília, Maceió, Natal e Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas no link: https://www.maxmilhas.com.br/. De acordo com a Secretaria de Turismo, o município já tem se preparado nos últimos anos para a demanda das altas temporadas da estação mais quente, com investimento em infraestrutura.

Em relação às medidas sanitárias contra a Covid-19, tendo em vista a disseminação da variante ômicron, o secretário Alexandre Pereira afirma que Fortaleza segue de braços abertos para receber os turistas, mas a partir de diversas regras.

“Entre essas medidas, estão a suspensão dos eventos de Pré-Carnaval e Carnaval na cidade; a redução de público máximo nos estádios de futebol para até 30% de sua capacidade; e a redução da capacidade de público nos eventos festivos, sociais e corporativos de 2.500 pessoas para 250 pessoas, no caso de eventos em ambientes fechados, e de 5.000 para 500 pessoas, no caso dos mesmos tipos de evento, em ambientes abertos”, explica Pereira.

O titular da Pasta também informa que, desde novembro de 2021, está vigente na cidade a exigência do passaporte de vacina em restaurantes, bares e eventos. Só é permitida a entrada das pessoas que tenham tomado pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19.

Mais notícias

Ver tudo de IN News