CULTURA
Mercado da nostalgia: 83% dos brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000
Por carol - Em 19/09/2023 às 12:58 AM
Mesmo em um mundo em constante evolução, existem alguns produtos que fazem a conexão entre o presente e o passado, e que ficam guardados na memória como marcos de toda uma geração. Estes, frequentemente, trazem um sentimento de nostalgia quando resgatados, seja através de uma fotografia, de uma roupa ou de um eletrônico.
Apostar nesse sentimento de nostalgia é, hoje, uma tendência de mercado que vem ganhando muitos consumidores. A moda busca trazer de volta produtos que carregam lembranças da infância e da adolescência de muitas gerações, fazendo uma conexão emocional com momentos bons vividos no passado, e que, por isso, têm sido cada vez mais relembrados no presente.
Para entender essa tendência de mercado, investigando se as pessoas estão realmente sentindo apelo na moda dos produtos nostálgicos, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos online, realizou uma pesquisa entrevistando brasileiros de todas as idades e regiões do país.
E, quando falamos de conexão com o passado, poucos produtos fazem essa ponte melhor do que as televisões e seus aparelhos acessórios. Quando perguntados sobre quais eletrônicos que antecederam o advento da internet são os mais lembrados, os itens destacados pelos entrevistados foram o videocassete, com 57% das respostas, e, na sequência, as TVs de tubo, apontadas por 43% dos respondentes.
Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, relembra que a televisão, durante muito tempo, foi a principal fonte de informação e de entretenimento de muitas pessoas. “Famílias e amigos se reuniam em volta de uma TV para assistir aos seus programas favoritos, e isso cria uma conexão emocional muito forte com o produto. De forma semelhante, quando surgiram os videocassetes com suas fitas VHS, criaram-se novos hábitos relacionados à televisão. O ato de ir até uma locadora e passar, muitas vezes, algumas horas escolhendo um filme, marcou toda uma geração e é lembrado com carinho até hoje”, analisa Scherer.
Entre os outros itens que marcaram a época, aparecem os telefones com fio, citados por 31% dos entrevistados; as câmeras fotográficas analógicas, indicadas por 23%, além dos vídeo games e do “discman”, com 21% das respostas.