Homenagem
Praça em Salvador vai ganhar concha acústica com palco batizado de Moraes Moreira
Por Gabriela - Em 16/04/2020 às 10:33 AM
Em 2019, durante escavações para reforma da Praça Castro Alves, foram encontrados achados arqueológicos do Teatro São João. A partir daí a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) engendrou uma ampla e aprofundada pesquisa com arquitetos, arqueólogos, historiadores e engenheiros para elaborar um projeto que agregasse a requalificação da praça do povo com as ruínas reveladas e carregadas de história e memória.
Dentro do projeto, a praça vai se transformar em um espaço cultural completo, fazendo das estruturas da fonte uma concha acústica, com palco para atividades culturais de pequeno porte que levará o nome de Moraes Moreira.
“Prestar essa homenagem na Praça Castro Alves ao artista que transformou aquele espaço num palco de grandes carnavais é fazer jus não só ao cantor, como ao poeta, cordelista, letrista de inesquecíveis sucessos da MPB, o eterno Novo Baiano e a pessoa eletrizante que foi e sempre será, Moraes ‘Carnaval’ Moreira”, comentou o Presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, órgão convidado para compor a equipe multidisciplinar na elaboração do projeto.
A obra está avaliada em R$ 1,8 milhão e tem conclusão prevista para carnaval/2021. Com isso, a cidade ganha mais um espaço cultural, combinando história, poesia e beleza natural, com a linda vista para a Baía de Todos os Santos, cenário de um dos mais belos pôr do sol de Salvador.
Matéria originalmente publicada no site Alô Alô Bahia(BA), parceiro dos sites Portal IN (CE) e Roberta Jungmann (PE) na campanha Nordeste Unido.