LAGOA DO CAUÍPE
Prefeitura de Caucaia promove visita a novo equipamento turístico no Cumbuco
Por Marcelo - Em 20/04/2023 às 7:38 PM
Conhecida mundialmente, além da praia com seus fortes ventos em praticamente todos os meses do ano, as belezas naturais do Cumbuco se estendem à região das dunas, que abrigam lagoas que atraem banhistas e turistas do Brasil e do mundo. A partir deste ano, os visitantes poderão voltar a contar com um atrativo um pouco mais radical: a tirolesa da Lagoa do Cauípe, que será apresentada nesta sexta-feira (21), à imprensa.
Interditada em outubro de 2021, a antiga estrutura foi erguida sem atender a nenhum parâmetro técnico e ambiental. Entre as irregularidades estruturais encontradas estavam: falta de sinalização e segurança, ausência de extintores de incêndio, a presença de ferrugem e de rompimento nos cabos de sustentação das tirolesas, rachaduras nos pilares de fundação, ausência de equipamentos adicionais de segurança como capacetes, entre outras. À época, a Prefeitura de Caucaia notificou e, posteriormente, interditou o equipamento.
“Anteriormente, não existia nenhum tipo de autorização. Essa nova estrutura atende às normas técnicas de segurança, além do licenciamento ambiental exigido para a atividade. Foi construída com o acompanhamento técnico necessário, além de atender à legislação em vigor”, destaca Leandro Araújo, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC).
Hoje, a nova tirolesa foi apresentada com exclusividade para os bugueiros do Cumbuco, categoria que também será beneficiada com o equipamento. Após a apresentação à imprensa, a tirolesa voltará a funcionar com a operacionalização de uma empresa que será licitada para isso. Detalhes como horário de funcionamento e valor de cada passeio serão definidos após esse procedimento.
Nova tirolesa
O equipamento conta com uma altura de dez metros em seu ponto mais alto, um percurso total de 200 metros de descida onde cada usuário fica suspenso por dois cabos de aço simultaneamente. O percurso dura em torno de 22 segundos, e pode atingir uma velocidade média de 30 km/h, terminando na Lagoa do Cauípe. São quatro pontos de descida dispostos, podendo atender a igual número de turistas de até 110 quilos cada, ao mesmo tempo.