CONDIÇÕES FAVORÁVEIS
Protagonismo do Ceará na produção de H²V é debatido no Energia em Pauta
Por Marcelo - Em 10/03/2023 às 7:10 PM
A 22ª edição do Energia em Pauta promoveu um amplo debate sobre a produção de Hidrogênio Verde (H²V), que coloca o Ceará como um dos principais polos do mundo, devido à sua posição geográfica e às condições climáticas favoráveis. O evento foi promovido pelo Sindienergia-CE, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae Ceará, na sede do Observatório da Indústria.
Quem participou do evento foi o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, que destacou o protagonismo do Estado na implantação de um Hub de H²V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que já conta com 24 memorandos de entendimento assinados com grandes players globais da produção de energias renováveis, principal insumo do H²V, além do próprio Hidrogênio Verde.
“As empresas precisam buscar competitividade e produtividade para se colocarem nesse mercado. Isso vem com tecnologia e o Brasil não tem uma agenda, uma política pública de desenvolvimento. Precisamos disso. É preciso saber para onde queremos ir, ter planejamento, metas, sobretudo agora, pois chegou a vez do Brasil, do Nordeste e do Ceará”, disse Salmito Filho, lembrando que o Ceará deverá produzir 1,4 milhão de toneladas de H2V até 2034.
Já o diretor Comercial da Hytron Soluções em Hidrogênio e Energia, Daniel Lopes, ressaltou a condição geográfica do Ceará para além da produção de energias renováveis, lembrando ser privilegiada também pela logística, que favorece o escoamento de todo o Hidrogênio Verde aqui produzido. Ele também disse ter excelentes expectativas quanto ao protagonismo cearense na produção do H2V.
O presidente do Sindienergia-CE, Luís Carlos Queiroz, destacou a importância do debate – mediado pelo consultor em energia da FIEC, Jurandir Picanço. “A grande diferença do Ceará com relação aos demais estados é justamente essa postura de governança, inspiradora e simples, mesmo diante de um tema tão complicado como é o do desenvolvimento de um Estado, de um país. Aqui estamos todos irmanados em nome do desenvolvimento do Ceará”.