Referência nacional

Rede ICC é pioneira no Norte e Nordeste em cirurgias robóticas nos rins

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 01/04/2025 às 5:48 PM

Foto Aérea Da Hospital Haroldo Juaçaba, Sede Da Rede icc saúde

Hospital Haroldo Juaçaba, Sede da Rede ICC Saúde Foto; Divulgação

Desde outubro de 2024, a Rede ICC Saúde realiza cirurgias robóticas em pacientes com câncer, tanto na rede particular quanto pública. Isso destaca o Ceará como o primeiro estado do Norte e Nordeste a adotar essa tecnologia para cirurgias nos rins em beneficio dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica, que oferece alta precisão, acelera a recuperação dos pacientes e aumenta as chances de preservação do rim, um órgão delicado e de difícil acesso. “Na cirurgia minimamente invasiva, os cortes são pequenos, de 1 cm a 1,5 cm. Em 15 a 20 dias, o paciente já pode dirigir, e em 30 dias, voltar à academia e levantar pesos. A rapidez na operação aumenta as chances de preservar e reconstruir o rim com maior eficiência”, explica o urologista da Rede ICC Diego Capibaribe.

De acordo com ele, esse avanço é crucial no tratamento do câncer renal, especialmente no SUS, onde os diagnósticos costumam ser mais tardios devido ao menor acesso a médicos. “Estamos identificando tumores cada vez menores, o que permite utilizar essas técnicas para preservar o rim e tratar o câncer”, afirma Capibaribe.

Capacitação

Nosso objetivo com essa iniciativa não é apenas trazer o que há de mais avançado em tecnologia para o tratamento do câncer, mas também capacitar nosso corpo clínico para realizar procedimentos complexos com a precisão e segurança que a cirurgia robótica oferece e também garantir que a população tenha acesso a esse tipo de inovação, que antes era restrita a poucos centros de excelência”, afirma Dr. Reginaldo Costa, Diretor Técnico da Rede ICC Saúde.

Com 80 anos de história, a Rede ICC Saúde continua sendo uma referência nacional em oncologia e em outras áreas da saúde, sempre à frente na introdução de novas tecnologias e práticas inovadoras. A realização da primeira cirurgia robótica pelo SUS nas regiões Norte e Nordeste reafirma o compromisso da instituição com a excelência e a inovação no tratamento do câncer, garantindo que mais brasileiros tenham acesso ao que há de mais moderno em cuidados médicos.

Mais notícias

Ver tudo de IN News