DNA SUSTENTÁVEL

RioMar Fortaleza e IJCPM realizam ação ambiental na Lagoa do Papicu na sexta

Por Marcelo - Em 31/05/2023 às 2:16 PM

“Sustentabilidade que Transborda”. É com esse slogan que o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e o shopping RioMar Fortaleza iniciam as atividades da Semana do Meio Ambiente. A programação começa nessa sexta-feira (2), com a 6ª edição do ‘Jogando limpo com a lagoa’, ação ambiental de limpeza colaborativa do entorno da Lagoa do Papicu, em frente ao RioMar Fortaleza, realizada das 8 às 10 horas.

“A sustentabilidade faz parte do DNA do Grupo JCPM e é uma pauta cotidiana. Com o ‘Jogando limpo com a lagoa’ reforçamos esse compromisso e buscamos conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais, em especial das lagoas e rios”, destaca o coordenador de Projetos Sociais do Instituto JCPM em Fortaleza, Edgard Cruz.

‘Jogando limpo com a lagoa’ atrai jovens do entorno do RioMar Fortaleza

Cerca de 200 jovens do IJCPM e da Escola Pública Maria José Medeiros, além de pessoas da comunidade, participam da ação da limpeza do entorno da lagoa. O momento contará também com apresentação artística de crianças do Centro de Pesquisa e Vivência Ecológica (Cepevive), de Caucaia, que promove a educação de crianças da comunidade por meio do ensino da arte nordestina e instrumentos musicais. Além disso, ao longo da semana de 5 a 7 de junho, os shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy trazem reflexões do Manifesto de Sustentabilidade e promovem exposições conjuntas sobre o tema nos corredores dos empreendimentos.

“O Grupo JCPM compreende que a sustentabilidade transborda em todas as áreas da sociedade e que deve ser inserida em nossas atividades diárias, com foco nas operações sustentáveis dos empreendimentos que administra. Isso está bem disseminado entre os colaboradores, agora, a sociedade também vai ter acesso”, comenta a coordenadora de Sustentabilidade dos shoppings RioMar em Fortaleza, Karine Costa.

DNA Sustentável

Os shoppings do Grupo JCPM no Ceará, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, já foram concebidos e construídos como equipamentos sustentáveis, sendo capazes de consumir 35% a menos de energia, quando comparados a outros empreendimentos convencionais, pois têm amplo aproveitamento da iluminação natural. Quanto ao consumo de água, a redução chega a 70% de economia, com a utilização de sistema de descargas e mictórios a vácuo, além de torneiras com detectores de presença.

Também investem e estimulam a reciclagem como meio de transformação de vidas com as Centrais de Resíduos, que além de destinar corretamente todo o resíduo com potencial de reciclagem, geram emprego e renda a 21 famílias do entorno. Os espaços e a renda gerada com a comercialização são administrados pelos próprios recicladores. Só em 2022 foram reciclados nas duas centrais cerca de 879 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio.

Mais notícias

Ver tudo de IN News