RESSOCIALIZAÇÃO CARCERÁRIA
RioMar Fortaleza recebe loja que vende artesanato produzido por internos da SAP
Por Marcelo - Em 15/06/2023 às 9:22 PM
Após o sucesso de vendas do artesanato produzido pelos internos do sistema prisional cearense no Quiosque Solidário do Instituto JCPM no RioMar Fortaleza e a repercussão social do trabalho de ressocialização apresentado pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), os projetos ‘Arte em cadeia’ e ‘Reciclarte’ avançaram e, agora, contam com uma loja temporária, no piso L1 do empreendimento comercial.
O espaço contribui para o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe) na capacitação e trabalho de pessoas privadas de liberdade. O artesanato já beneficia mais de 1.400 internos e internas em diferentes projetos realizados no sistema prisional do Ceará. O estabelecimento, que possui 34 m², funciona de segunda à sábado das 10 às 22 horas e aos domingos das 13 às 21 horas.
No local, são mais de 250 peças confeccionadas pelos internos de nove unidades penitenciárias do Estado. Produtos como almofadas de chita, mochilas de patchwork, jogos americanos de vagonite, peças em ponto cruz, bolsas de macramê e de crochê estão disponíveis à venda. Além disso, também há peças decorativas produzidas através do reaproveitamento de resíduos têxteis como matéria prima. São artigos como conjuntos de mesa, tapetes, panos de limpeza, painéis de parede, porta guardanapos, chaveiros e bancos.
Os recursos arrecadados com a comercialização das peças são depositados no Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário Cearense (Furopen), criado pela Lei Estadual n° 17.610, de 6 de agosto de 2021, os quais são utilizados para manutenção dos estabelecimentos prisionais e para atividades de reinserção social da população carcerária.
O titular da SAP, Mauro Albuquerque, comemora o novo espaço. “Gostaria de agradecer a parceria do RioMar Fortaleza por acreditar no real sentido dos nossos projetos. Esse novo estabelecimento reforça e valoriza ainda mais o trabalho dos internos artesãos, sem falar na divulgação para um maior número de pessoas que ainda não conhecem esse belo trabalho. A nova loja veio para mostrar que estamos cada vez mais fortalecidos e empenhados para alavancar e aumentar o número de internos beneficiados em diversos projetos de ressocialização”, afirma.
O superintendente do RioMar Fortaleza, Gian Franco, ressalta a importância da parceria. “Receber a loja dos programas ‘Arte em cadeia’ e ‘Reciclarte’ no RioMar Fortaleza é uma experiência diferenciada porque traz aos clientes um trabalho artesanal com muito talento e compromisso, contribuindo para o processo de ressocialização dos internos do Ceará”, complementa.