EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO

Sistema Fecomércio-CE completa 75 anos de atuação em todo o território cearense

Por Marcelo - Em 16/03/2023 às 11:31 AM

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) completa os seus 75 anos de fundação nesta quinta-feira (16). Inserida no setor terciário, a instituição é a representação da maior esfera econômica do Estado e defende os interesses de um segmento da economia que, segundo dados do IBGE, responde por 62,5% do PIB estadual, gerando riqueza, empregos e desenvolvimento.

 

Senac é a maior escola de ensino profissionalizante do Brasil      Foto: Divulgação

Criada e mantida pelos empresários do comércio, a entidade tem em sua base 35 sindicatos patronais, representando cerca de 150 mil empresas na Capital e no Interior. Administra o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), compondo o Sistema Fecomércio.

 

 

A Fecomércio-CE tem como papel orientar, coordenar e representar legalmente os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Está em constante transformação para melhorar o desempenho, inovar e garantir a sustentabilidade das empresas do Ceará. Além disso, atua para oferecer aos associados e empresários do segmento, produtos, serviços e convênios através do Cartão do Empresário, que ajuda na saúde financeira das empresas.

 

Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, destaca a atuação da instituição. “Hoje, estamos presentes nos 184 municípios cearenses, seja com unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada. Parte dessas conquistas se deve também ao trabalho realizado com a nossa base sindical, através dos nossos presidentes de sindicatos, seja na Capital ou no Interior. Então, nestes 75 anos de história, que possamos além de celebrar as conquistas, olhar pra frente, no que anda precisa ser feito para poder continuar contribuindo com esse segmento tão importante para o Estado. O Sistema Fecomércio Ceará sempre foi muito autônomo e independente, embora respeitando todas as correntes político partidárias e, acima de tudo, uma defesa intransigente das empresas e do empresariado”, afirma Gastão.

 

Sistema em números

 

Educar Sesc é um projeto educacional para adolescentes da entidade

O Sesc atua nas áreas da educação, saúde, cultura, lazer e promoção social. Somente em 2022, a instituição realizou 575.649 inscrições nos programas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Na área da assistência, o programa Mesa Brasil Sesc, o maior banco de alimentos do País, que trabalha no combate à fome e ao desperdício, distribuiu 4.108.152 quilos de alimentos em 171 municípios do Ceará durante o ano de 2022.

 

O Senac, a maior escola de ensino profissionalizante do Brasil, acompanha as tendências do mercado, desenvolve e atualiza conhecimentos, competências e habilidades de profissionais do comércio de bens, serviços e turismo. Em 2022, foram realizados quase 200 mil atendimentos, entre matrículas e ações extensivas; além de 158.369 participantes em atividades extensivas e 41.063 inscritos totais, sendo 17.765 matrículas gratuitas.

 

Outra marca da Fecomércio-CE é o Instituto de Pesquisa criado na gestão de Luiz Gastão. O IPDC é responsável por fornecer informações práticas e dados estatísticos confiáveis que auxiliam às ações de planejamento e desenvolvimento das empresas cearenses. Além dos levantamentos realizados sistematicamente e sob encomenda de acordo com as necessidades de cada empresa, o IPDC também produz pesquisas temáticas sobre datas importantes para o comércio, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.

 

“No ano passado lançou um estudo inédito, a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2022. E neste caminho de celebração, precisamos estar atentos e nos reinventar seguindo com o mesmo propósito: o de trabalhar por um País que respeite todos os cidadãos, que valorize quem trabalha e gera emprego e renda com desenvolvimento econômico e justiça social“, completa Luiz Gastão.

Mais notícias

Ver tudo de IN News