REORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO

Terapeuta ocupacional desenvolve plano para longevidade saudável à pessoa idosa

Por Marcelo - Em 11/04/2023 às 8:30 AM

A terapeuta ocupacional Virna Frota, especialista em Gestão de Saúde e mestre em gerontologia pela Universidade de Aveiro, fundadora da Viva Alegre – Longevidade Ativa, que trabalha para que as pessoas tenham uma vida longa e saudável, reorganizando o cotidiano da pessoa idosa, promovendo a adesão de hábitos saudáveis, como a atividade física, que é muito importante em qualquer idade. Dando um novo sentido à vida dessas pessoas, reorganizando as suas experiências, para que elas passem a ser protagonistas da sua história. Com possibilidade de criar novas amizades, aumentando a socialização. É feito todo um trabalho, dentro de uma visão holística, buscando um equilíbrio físico, mental e social, para garantir a longevidade saudável.

Atividades lúdicas estimulam o raciocínio, a concentração, a memória

E as atividades são planejadas pela terapeuta ocupacional, junto com uma psicóloga e, na sequência, outros profissionais podem fazer parte desse trabalho com as pessoas idosas, como um preparador físico, uma nutricionista, dependendo de cada caso. “Traço um plano terapêutico, multiprofissional, de acordo com as necessidades de cada pessoa. O objetivo é promover a independência e autonomia para as atividades de vida diárias, representadas pelo autocuidado, desde as mais simples até as mais complexas, como ir ao banco, mercantil, farmácia, que são as práticas”, explica.

O atendimento pode ser feito de forma individualizada, ou em grupo, que começa com a avaliação, a fim de que seja providenciada a reorganização do cotidiano das pessoas idosas e o planejamento das atividades, que são realizadas duas vezes por semana. “Inicialmente é realizada a acolhida com oração em círculo; noção espacial e temporal – dia, mês e ano, e onde estamos. Na sequência é feito um condicionamento físico, com exercícios respiratórios e alongamento, com o objetivo de promover o equilíbrio emocional”, destaca Virna.

Lanche é um momento de socialização entre os integrantes do grupo

Depois há um tempo de 15 minutos de socialização, por meio de um lanche onde as pessoas podem levar algo que elas mesmas fazem, com a terapeuta e a psicóloga. Em seguida é realizada a estimulação cognitiva ou ativação cerebral – por meio de atividades lúdicas e jogos como cartas, dama e dominó -, que visa estimular os dois hemisférios do cérebro, para ativar atenção, concentração, memória, coordenação motora, entre outros aspectos. E também a socialização, pois todas estas atividades são feitas em grupo. E isso também estimula o espírito de competição, pois haverá vencedores, e isso acaba sendo um estímulo a mais para que elas se concentrem no que estão fazendo e busquem o seu melhor.

Protagonismo

Fazer com que a pessoa idosa possa ser protagonista da sua própria vida, sem depender de seus filhos ou netos é o foco central do trabalho. Também são realizadas atividades de socialização externas, levando essas pessoas para passeios, visitas a museus, parques ou exposições. “Mas é sempre muito importante que os familiares – irmãos, filhos ou netos – tenham uma participação ativa e positiva no processo, aceitando a condição atual daquela pessoa e auxiliando no que for necessário. Também temos um grupo de WhatsApp no qual os filhos podem acompanhar de forma online todas as atividades que são realizadas, quem são os novos amigos que as pessoas idosas estão fazendo, com novos veículos e trocas de experiências. Trata-se de um trabalho de suporte profissional, qualificado, de acolhimento e cuidado com a pessoa idosa”, ressalta.

Virna Frota com algumas das participantes do projeto que desempenha

A terapeuta lembra, ainda, que algumas dessas pessoas idosas têm cuidadores, que acompanham as sessões, e recebem todo o suporte das profissionais, fazendo determinadas atividades, recebendo uma série de orientações, para que eles possam ter momentos de relaxamento e cuidar melhor daquelas pessoas. “É o que chamamos de cuidando do cuidador, para acolher e orientar o trabalho deles. E estamos fechando uma parceria com o Iate Clube de Fortaleza, para que a partir de junho, possamos fazer o atendimento em grupo de sócios e não-sócios, pois o comodoro Pompeu Vasconcelos vai se engajar no projeto do Viva Alegre – Longevidade Saudável. A ideia é que as sessões de terapia ocupacional em grupo sejam realizadas às terças e quintas-feiras pela manhã, num ambiente que ainda une o contato com a natureza”, completa Virna Frota.

Atividades físicas também são muito importantes para a manutenção do equilíbrio do corpo e da mente

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News