AGENDA INTERNACCIONAL

Ticiana Rolim e Ítalo Alves representarão o Ceará no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça

Por carol - Em 17/01/2024 às 11:51 PM

Ticiana Rolim E Italo Alves, No Fórum Econômico De Davos1

O empreendedorismo cearense terá representatividade no principal encontro sobre economia mundial e que reúne grandes líderes e organizações na cidade suíça de Davos. A empreendedora e investidora social Ticiana Rolim, presidente da Somos Um, organização de apoio e fomento aos negócios de impacto socioambiental positivos, e Ítalo Alves, jovem cearense servidor da Organização das Nações Unidas (ONU), participarão nos dias 15 a 18 do Fórum Econômico Mundial 2024, evento que reúne lideranças econômicas e políticas de todo o mundo para discutir os desafios globais mais urgentes e traçar os rumos para o futuro, enfrentando riscos por meio da cooperação público-privada.

O 54º encontro anual do Fórum visa reconstruir a confiança em um mundo abalado pela crise climática, pelo aumento da polarização política, pela desinformação e por conflitos armados recentes, como os da Faixa de Gaza e a guerra da Ucrânia, que desafiam o direito humanitário internacional e ameaçaram regiões inteiras.

Ticiana e Ítalo cumprirão uma extensa programação durante o encontro. Após coordenar recentemente o evento Conexão ODS, promovido pela Somos Um em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil, e lançar o programa Zunne, programa de investimentos de impacto que visa apoiar negócios sociais comandados prioritariamente por mulheres, pessoas negras e indígenas nas regiões Norte e Nordeste e que já captou mais de R$ 3,2 milhões para impulsionar os negócios selecionados, Ticiana Rolim marcará presença no Fórum Mundial em painéis e grupos de discussão com temáticas como Educação Empresarial Responsável, Gestão Responsável da Inteligência Artificial em Serviços Financeiros, Investimentos na Restauração Global de Terras e O Poder Transformador do Comércio, entre outros.

Em 2023, dentre outras importantes articulações a nível estadual e nacional, a Somos Um comemorou a criação pelo Governo Federal da nova Estratégia Nacional de Economia de Impacto, a Enimpacto, que visa ampliar o desenvolvimento do denominado “setor 2,5”, que une empreendedorismo e sustentabilidade financeira com impacto positivo à sociedade e estimula o surgimento de negócios que busquem, acima do lucro, resolver problemas sociais e/ou ambientais. Desde 2017, Ticiana realizava tratativas a nível nacional com Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B Brasil e um dos principais condutores do debate sobre a iniciativa com o Governo Federal. Em 2021, Ticiana ajudou a aprovar a Política Estadual de Negócios de Impacto no Ceará, aprovada pela Assembleia Legislativa em setembro daquele ano, defendendo-a como um instrumento para redução da pobreza no Ceará por meio dos negócios.

Ticiana também marca presença em Davos como participante do WomenPact, um grupo de mulheres inconformadas com a desigualdade e a injustiça social que lideram iniciativas relevantes como fundos de impacto socioambiental, institutos que promovem filantropia estratégica, aceleradores de negócios liderados por mulheres, congressos climáticos e demais iniciativas de comprometimento com impacto, entre outros.

O grupo tem como finalidade unir o potencial de maximizar o impacto no Brasil e nos países do Sul Global através de iniciativas inovadoras que adotam uma abordagem sistêmica para trazer soluções para todos esses problemas. Também integram o grupo Ana Sarkovas, cofundadora da Ecoa Capital e conselheira do Sistema B Brasil; Andrea Janér, fundadora e CEO da Oxygen; Carolina Aranha, fundadora da Impactix; Cristiane Sultani, fundadora do Instituto Beja e Membro da TPW, Synergos, Co-Impacto e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE); Karin Baumgart, Presidente do Conselho da Vedacit; Marina Feffer, cofundadora do Generation Pledge; e Marina Cançado, fundadora da Converge Capital, Brasil Climate Summit e cofundador da ATO.

Já Ítalo Alves, nascido e crescido no Grande Bom Jardim, em Fortaleza, e ex-aluno de escolas públicas, atualmente trabalha no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, em Brasília (DF), na área de gestão de programas humanitários e é doutorando em estudos de conflito e paz pela University for Peace, pertencente a ONU. Ítalo foi selecionado com um grupo de nove jovens de diversas partes do planeta para representar a juventude brasileira em Davos, através do projeto Youth to the Table (Juventude para a Mesa) da We Are Family Foundation – uma organização sem fins lucrativos americana que visa empoderar jovens líderes que trabalham pela promoção da paz. O projeto visa levar jovens para eventos de alto nível para participar de discussões com líderes mundiais, apresentar seus projetos e expandir suas redes de atuação. Ítalo foi o único brasileiro e latino-americano selecionado para a delegação de nove jovens de diversas partes do mundo.

Ítalo foi convidado pelo Assistente ao Secretário Geral das Nações Unidas para Assuntos de Juventude para fazer parte de um painel sobre colaboração intergeracional na abertura dos eventos Goals House – espaço da Organização das Nações Unidas em Davos. Além disso, terá reuniões fechadas com executivos de grandes empresas como Microsoft, HP, SAP, Forbes, e participará de eventos exclusivos como o Swedish Lunch, junto a representantes do governo da Suécia. Na semana, Italo deve apresentar uma proposta de política que vise proteger pessoas deslocadas forçadamente em decorrência das mudanças climáticas como refugiadas – uma lacuna na atual legislação internacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN News