Tecnológico

Conheça o primeiro museu totalmente virtual: VOMA

Por Gabriela - Última Atualização 10 de dezembro de 2020

 

Voma Conheca O Primeiro Museu Totalmente Virtual Do Mundo D7b8

Virtual Online Museum

Não é novidade para ninguém que, com a chegada da pandemia e do isolamento social, diferentes áreas foram atingidas e, por isso, tiveram que se reinventar. Os museus, por exemplo, ficaram completamente fechados por meses, privando os amantes de arte de ficarem cara a cara com suas obras favoritas.

Buscando uma solução para esse problema, o artista plástico Stuart Semple, em parceria com a arquiteta Emily Manne com o consultor Lee Cavaliere, ex-curador da London Fair Art, criaram o VOMA: Virtual Online Museum, o primeiro museu totalmente virtual do mundo. A experiência imersiva, propões uma visita pelos corredores e galerias do museu, um convite realista e sem limites. O visitante do VOMA se surpreende ao caminhar pelo museu, podendo se aproximar das obras e observá-las de diversos ângulos. A proposta dos desenvolvedores foi a de trazer uma oportunidade de acesso à obras de arte e fazer um convite mais abrangente ao público que se interessa por arte.

Com um rico acervo de obras, o VOMA é formado por versões digitais de obras que estão em museus, galerias e coleções particulares reais. Além disso, cada obra apresentada contém um texto informativo que ajuda o visitante a conhecer, ainda mais, sobre o trabalho exposto.

“Este é um novo espaço, uma nova visão para os museus e acolherá novas ideias sobre como o sistema museológico está a evoluir e a inovar. A VOMA será um local de encontro para inovadores em museus e coleções públicas, criando um espaço desafiador e inspirador para discussão e debate.”, publicou em nota a instituição.

Em contato com instituições como o Museu de Arte Moderna (MoMa)em Nova York, o Art Instituteem Chicago e o Museé d’Orsayem Paris, Lee Cavaliere conseguiu reunir peças de Hyeronimus Bosch, Henri Matisse, Édouard Manet, Li Wei, Paula Rego, Jasper Johns, Henri de Toulouse-Lautrec e dos brasileiros Luiz Zerbini e Lygia Clark.

Na entrada nos confrontamos com a escultura Pinga, da artista servia Misha Milovanovich, um conjunto de formas cor de rosa que, na vida real é composto por placas de aço.

VOMA: Virtual Online Museum criou uma proposta curiosa de interatividade, afinal, o ambiente online nos permite extrapolar barreiras, pensando nisso, é possível entrar na Cafeteria VOMA, que não serve cafés, mas funciona como uma sala de bate-papo online. Além disso é possível garantir lembrancinhas e souvenirs da visita pela loja virtual que, é claro, não pode faltar.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle