Agosto Branco
CRIO inicia campanha de conscientização em relação aos fatores de risco para o câncer de pulmão
Por Viviane Ferreira - Em 09/08/2022 às 4:57 PM
O Centro Regional Integrado de Oncologia, CRIO, referência no tratamento do câncer, já iniciou os projetos de conscientização em relação aos fatores de risco para o câncer de pulmão e apoia a campanha nacional Agosto Branco, mês dedicado ao combate desse câncer que é responsável por cerca de 13% de todos os novos registros no país.
De acordo com especialistas do CRIO, o principal fator causador do câncer de pulmão é o tabagismo e que o diagnóstico precoce é um ponto chave para ampliar as chances de um tratamento efetivo.
Sintomas como tosse e rouquidão persistentes, sangramento pelas vias respiratórias, dor no peito e dificuldade de respirar, devem ser investigados. O tabaco não é o único causador do câncer de pulmão, mesmo com sua forte relação. Contudo, aqueles que nunca fumaram também podem vir a ter a doença, e, por tanto, todos precisam ficar atentos aos exames de rastreio.
Vale lembrar que fumantes passivos também fazem parte do grupo de risco para a doença, pois inalam a fumaça. Além disso, a exposição à poluição, infecções pulmonares de repetição, deficiência e excesso de vitamina A, bronquite crônica e fatores genéticos contribuem no desenvolvimento desse tipo de câncer.