Ecossistema financeiro
Do Open Banking ao lazer
Por Admin - Última Atualização 22 de dezembro de 2021
Open Finance no Brasil
A possibilidade de agilizar os serviços bancários e financeiros, além de dar mais liberdade ao correntista, são as grandes vantagens da adoção do Open Banking pelo Banco Central, no Brasil. A quarta etapa da implantação começa na próxima quarta-feira, dia 15. Com ela, a base do ecossistema de compartilhamento de dados estará pronta. Chamada de Open Finance, representa uma evolução do Open Banking. A partir de agora, novos dados – como seguros, previdência e investimentos – entrarão no sistema, cabendo ao usuário escolher compartilhar mais informações. É o compartilhamento de dados para além do simples cadastro de dados pessoais, crédito e a realização do Pix, como foram as três etapas anteriores. Esta fase inclui consolida o sistema financeiro aberto.
1 milhão de autorizações
O Open Banking chegou a 1 milhão de consentimentos de clientes de bancos em seus primeiros quatro meses de habilitação. As informações foram divulgadas pelo Banco Central (BC) na manhã desta segunda-feira (13). Hoje, participam 700 instituições financeiras autorizadas e fiscalizadas pelo BC. Cerca de 51 milhões de conexões já foram realizadas entre instituições financeiras ou com empresas desenvolvedoras de soluções e modelos de negócios, desde o início do Open Banking.
As três fases iniciais…
O ecossistema do Open Banking ao Open Finance teve o seu início em fevereiro deste ano, com o compartilhamento de dados das instituições participantes entre si. Em seguida, veio a possibilidade de o próprio usuário dos serviços bancários compartilhar seus dados cadastrais. Já a terceira fase, implantada no final de outubro, foi transacional: os correntistas passaram a fazer transações, como pagamentos e transferências, utilizando o Pix por canais que não necessariamente são o Internet Banking do seu banco.
O paraíso é logo ali
O complexo turístico-imobiliário Aquiraz Riviera celebrou sua primeira década com o lançamento do Riviera Beach Club. Espaço de lazer e entretenimento, com acesso livre para moradores e visitantes, em 22 mil metros quadrados à beira-mar. Com investimento de R$ 40 milhões, a infraestrutura vai do restaurante praia, bar molhado com água aquecida e equipamentos de lazer e entretenimento, às piscinas e brinquedos temáticos para todas as idades. As principais atrações serão a Ilha Encantada, com uma série de pedras temáticas; o Rio Lento; e a Piscina de Ondas. Só lembrando, o complexo já tem um dos melhores campos de golfe do Brasil, o Hotel Dom Pedro Laguna, resort cinco estrelas premiado nacional e internacionalmente, e condomínios de alto padrão com casas e apartamentos.
Carro de rally
A Mitsubishi Motors anunciou a produção exclusiva e limitada da nova L200 Triton Sport R. O modelo de competição é especialmente preparado, pela marca, para rallies. Desde o que leva a sua marca e é o maior rally cross country do País, a Mitsubishi Cup, aos demais eventos do gênero, como o Rally dos Sertões. A marca é a única do País com linha de produção para carros de competição. E faz isso em parceria com a Spinelli Racing, dirigida pelo pentacampeão do Rally dos Sertões, Guiga Spinelli. As unidades estão sendo preparadas na fábrica da Mitsubishi Motors, na cidade goiana de Catalão. A equipe conta com técnicos especializados com mais de 600 modelos do gênero ao longo dos 30 anos da marca de veículos 4×4 no Brasil.