Saúde mental
Dra. Ticiana Macedo faz alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental
Por Eveline Holanda - Em 13/06/2022 às 6:39 PM
Evitar o suicídio na juventude é compromisso de todos, reforça a médica psiquiatra e diretora geral do Nosso Lar Hospital, Dra. Ticiana Macedo. A saúde mental de adolescentes e jovens é um assunto que precisa ganhar mais da atenção de todos, sobretudo daqueles que convivem diariamente com esse público. E, para isso, é necessário ter atenção redobrada e um acompanhamento com profissionais especializados.
Segundo Ticiana Macedo, a adolescência e a juventude, de um modo geral, são períodos marcados por profundas transformações na vida de qualquer pessoa. São nestes períodos que a vida social começa a ficar mais agitada, novas relações são construídas, além de ser, também, um período marcado por tomada de decisões difíceis a respeito do futuro.
A médica psiquiatra reforça que, para os adolescentes, as alterações dos hormônios ainda maximizam crises emocionais características dessa fase. Neurologicamente, eles não estão preparados para enfrentar e receber o turbilhão de novas informações às quais são submetidos no período. Isso porque ainda estão desenvolvendo a plasticidade neuronal, ou seja, aumentando o número de conexões sinápticas neurais, vias que são responsáveis pelo equilíbrio das funções mentais.
Saiba mais sobre o Nosso Lar Hospital.