História e curiosidades da Torre Elffel – Ícone das olimpíadas de Paris

Por Omar de Albuquerque - Em 14/08/2024 às 12:49 PM

História e curiosidades da Torre Elffel

 Entre ser usada como torre de transmissão de rádio, ter ordem para ser destruída a ser protagonista da cerimonia das Olimpíadas de Paris.  A Torre Eiffel continua emanando luz

 

A majestosa Torre Eiffel, um dos monumentos mais importantes da era moderna, maior ponto turístico mais visitados do mundo, teve um momento de apogeu na última semana quando foi o ponto principal do encerramento da cerimônia de abertura das olimpíadas de Paris quando a cantora Celine Dion cantou lindamente o “Hino ao Amor”, no centro da torre. A obra de arquitetura não foi feita para ser permanente, foi construída para o evento “Exposition Universelle” que ocorreu em 1889 em Paris. O evento foi realizado no centenário da Revolução Francesa (1789). Por meio de uma competição desenvolvida pelo governo francês, diversos engenheiros e arquitetos apresentaram seus projetos.

A Torre Eiffel foi tombada como monumento histórico em 1964 e faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991. Por isso acabou se firmando como símbolo incontestável da França pelo mundo todo. A torre que foi usada como torre de transmissão de rádio militar e civil, e posteriormente de televisão durante a primeira guerra mundial, também recebeu ordem de Adolf Hitler para ser destruída. Diferente a o que as pessoas acreditam, ela não foi criada pelo engenheiro Eiffel, seu projeto foi desenvolvido e executado por engenheiros da empresa de Gustave Eiffel.

T 1

T 2

T 3

T 4

Pesquisa, texto e fotos: Omar de Albuquerque – Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle