
Hidrogênio Verde
Lucas Araripe aposta em expansão de negócios para Casa dos Ventos no mercado de H2V
Por Eveline Holanda - Em 22/06/2022 às 4:06 PM
O diretor de novos negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, revela os projetos de expansão da empresa no ramo de energias renováveis: o foco agora é no segmento do Hidrogênio Verde (H2V).
A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e principais investidoras no mercado de energia renovável do Brasil. Há 15 anos no mercado, a empresa é detentora de uma carteira grande em energias renováveis, o que viabiliza projetos nesse sentido, tanto no mercado internacional quanto no nacional, já que 70% dos custos para o H2V são do tipo de energia que a empresa já opera de forma competitiva.
Lucas Araripe ainda ressalta que, a Casa dos Ventos está com memorandos de entendimentos com vários portos e estão segurando áreas no Ceará, no Pecém, em Pernambuco, na Bahia e no Rio de Janeiro para produzir hidrogênio e amônia.
Líder em energia eólica e solar, a empresa é referência para o mercado, mas o diretor de novos negócios reforça que os projetos permeiam uma indústria nova e complexa. A ideia é ter bons projetos, mas também se associarem à outras empresas com elos de gás e amônia, visando o mercado internacional.
No mercado doméstico, a Casa dos Ventos já tem alguns clientes para pequenos projetos de H2V em torno de 10 a 20 megawatt (MW). São feitos em escalas menores para substituição de algumas fases dos projetos de energias renováveis.
Outra ideia é tornar as plantas que a Casa dos Ventos possui em híbridas com captação também de energia solar, além da eólica. O solar híbrido é mais competitivo que o solar sozinho, pois aproveita a subestação e a linha e não paga a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUSD/TUST). E otimiza a operação, pois entra no montante da eólica que não é usada todo tempo.
A previsão da empresa é ter 3,5 gigawatts (GW) em operação para 2025, somando eólicas, solares e híbridas, tanto as que já estão em funcionamento como as em constrção e as que vão entrar em ainda. E, até o final de 2026, incrementar, possivelmente, com mais 2,5 GW solicitados, que estão em outorga.
Atualmente, a Casa dos Ventos tem 11 clientes com perfil consumidor de energia, como, por exemplo, a Tivit, a Vulcabras e a Valgroup, que atuam no Ceará. Esses parceiros atuam em setores variados e firmaram contratos de compra de energia Power Purchase Agreement (PPAs) com a companhia.
Mais notícias


Crescimento Recorde
