
Novo Instituto Burle Marx
Novo Instituto Burle Marx em Petrópolis
Por Omar de Albuquerque - Em 24/06/2024 às 12:30 PM
Novo Instituto Burle Marx em Petrópolis
O acervo do trabalho de Roberto Burle Max, o mais importante paisagista do século 20, será transferido para casa Cavanelas em Petrópolis – Rio de Janeiro
Um paraíso construído em Pedro do Rio vai se tornar a sede do Instituto Burle Marx em 2028. É a Casa Cavanelas, construída em 1954, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer que tem o paisagismo de Roberto Burle Marx.
Roberto Burle Marx mudou a concepção dos jardins brasileiros. Antes, feito com inspirações de jardins franceses; com ele, a flora nacional ganhou destaque. Burle Marx foi um dos primeiros a usar plantas nativas em projetos paisagísticos nos anos 30. Ele reconheceu a diversidade e riqueza da flora brasileira, sua beleza e importância. um precursor na defesa do meio ambiente e da sustentabilidade, quando essas questões sequer eram debatidas.
Agora, quando se completam 30 anos de sua morte, o Instituto se prepara para ocupar um novo espaço. A Casa e jardim onde será transferido o Instituto Burle Marx em uma nota só: simples e exuberante. Obra prima de dois gigantes: Oscar Niemeyer e Burle Marx, a Casa Edmundo Cavanelas, na serra de Petrópolis, preservada por seus proprietários como deve ser preservada toda obra que conta a história de sua época, foi doada para abrigar o Instituto Burle Marx e será aberta ao público. Em tempos de total insanidade humano onde um senador apresenta privatizar as praias brasileiras, ouvimos um sopro de esperança ecoando em nossos ouvidos cansados de ouvirem ignorâncias e aberrações humanas!
Pesquisa e texto: Omar de Albuquerque Fotos: Divulgação
Mais notícias


Modal rodoviário
