Sérgio Milliet no MAM SP
Pintura de Sérgio Milliet no acervo do MAM São Paulo
Por Omar de Albuquerque - Em 12/04/2024 às 1:07 PM
Pintura de Sérgio Milliet no acervo do MAM São Paulo
O Museu de Arte Moderna de São Paulo recebeu a doação de uma obra do artista Sérgio Milliet (1898 – 1966), importante incentivador do museu em seus primeiros anos. A pintura acaba de ser doada por Maria Lúcia de Araújo Cintra ao acervo do MAM e é exibida na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida até o dia 12 de maio. O autorretrato é um trabalho em óleo sobre madeira e tem uma característica singular: ela apresenta dois autorretratos com diferentes acabamentos, um na frente e outro no verso do suporte. @mamsaopaulo
Sérgio Milliet (São Paulo, SP, 1898 – São Paulo, SP, 1966) ocupa um lugar particular na história da arte brasileira. Além de ser um dos protagonistas do modernismo brasileiro, produzindo literatura, poesia, crítica e pintura, Milliet também foi um dos agentes decisivos na primeira fase da história do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 2024, um autorretrato feito por ele foi doado por Maria Lúcia de Araújo Cintra ao acervo do museu.
A pintura a óleo sobre madeira de Sérgio Milliet está em exposição na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM e apresenta autorretratos com diferentes acabamentos nas duas superfícies do suporte. Em ambos os lados, os elementos faciais do autor são formados ou atravessados por linhas curvas e diagonais, que também estruturam o espaço circundante. Na face mais acabada da obra, todos os planos fragmentados são preenchidos por cores, mas em um dos planos centrais, que corresponde a um lado do rosto, falta um olho e a pouca coloração indica que essa também não seria a versão final da pintura. O autorretrato na outra face do suporte é colorido apenas parcialmente nos planos superiores, mas também contém os traços do rosto que reaparecem no lado oposto. Gabriela Gotoda Curadoria MAM São Paulo.
Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque Fotos: Jamyle Rkain