Do discurso ao look
Por dentro da posse de Biden e Kamala Harris
Por Gabriela - Em 21/01/2021 às 4:33 PM
Na última quarta-feira (20), os olhos do mundo estavam voltados para os EUA. A saída conturbada do agora ex-presidente Donald Trump, a posse do democrata, a primeira mulher vice-presidente a fazer o juramento presidencial, a segurança da cerimônia e os convidados de honra ganharam destaque.
Sob o sol alto da capital estadunidense a promessa do novo ciclo que se inicia é o de uma terra restaurada, sem fronteiras e atenta aos problemas do mundo. “Um país com estados unidos de verdade”, foi o que repetiu Biden inúmeras vezes em seu discurso.
Kamala Harris não discursou, mas em suas redes sociais publicou um vídeo em agradecimento às mulheres que batalharam antes dele na história americana. “Estou aqui como resultado da batalha de vocês.” Além disso, escreveu no Twitter: “América, estou pronta!” Mulher, negra, descendente de indianos, Kamala é a primeira Vice-Presidente pertencente a todos esses recortes e agora conquista seu espaço na Casa Branca.
A lista de convidados de honra da posse de Joe Biden e Kamala Harris não foi nada básica. Barack e Michelle Obama, George W. e Laura Bush, Bill e Hillary Clinton estiveram presentes na cerimônia junto com alguns dos grandes nomes da música.
O Hino Nacional ficou por conta da potência da voz de Lady Gaga que, ao longo de toda a corrida eleitoral apoiou e participou de eventos ao lado do agora presidente, Joe Biden. Para o #inaugurationday, Gaga convocou um costureiro americano para criar um look único especialmente para a ocasião. Nascido no Texas, Daniel Roseberry, que atua como diretor artístico da icônica casa francesa Schiaparelli, idealizou um vestido deslumbrante que deu um toque de vanguarda ao estilo polido.
Outra estrela que encantou – mais uma vez – foi Jennifer Lopez, que cantou com verdade em cada tom a música This Land is Your Land e, em determinado momento, incluiu em espanhol “¡Una nación, bajo Dios, indivisible, con libertad y justicia para todos!”, que em tradução livre quer dizer “Uma nação, sob Deus, indivisível, com liberdade e justiça para todos”.
Na ocasião, JLo usou uma roupa toda branca em homenagem às sufragistas, assim como Kamala fez em seu discurso de vitória ainda no ano passado. O look all white é da coleção de outono de 2020 de Chanel e conta com um sobretudo de tecido natural e tweed, uma blusa de seda com babados e calças de lantejoulas de cintura alta. Os acessórios, como brincos de cristal e pulseiras de pérolas e saltos Jimmy Choo também compuseram o acabamento acabamento elegante e solene.
Presidential Closet
Para a cerimônia de posse, Biden escolheu um terno azul escuro, camisa branca, gravata azul mais clara e cachecol. Quem assina o look completo? Ralph Lauren, chique e sóbrio, como já era de se esperar para o presidente nada extravagante, é seu estilo.
A chegada da primeira-dama Jill Biden proporcionou um momento de Cinderela para a pouco conhecida estilista de Nova York, Markarian, etiqueta dirigida por Alexandra O’Neil. A label é queridinha de celebs como Kate Hudson, Constance Wu, Kerry Washington, Laura Dern, Priyanka Chopra, Lizzo, Thandie Newton, entre outras. Para o guarda-roupa de Jill a expectativa é a de uma variedade de cores claras e estampas leves, muito diferente da última primeira-dama, Melania Trump, que usou da moda de forma sóbria, comunicativa e, claro, sempre elegante.
A vice Kamala Harris, optou pelo monocromático, e brilhou com um casaco em tonalidade de azul forte, quase roxo, do designer californiano Sergio Hudson, famoso por suas alfaiatarias impecáveis, querido também por Michelle Obama que em várias ocasiões vestiu o designer – inclusive na cerimônia desta tarde, 20. Para compor, Kamala usou um broche de bandeira de David Yurman e um colar de pérolas Wilfredo Rosado.
Na cerimônia, Michelle Obama chegou elegante – como sempre– com um sobretudo cor de ameixa, gola alta, calças largas e um dos cintos grandes da marca Hudson, Obama colocou os holofotes sobre o estilista quando ela e o ex-presidente chegaram à cerimônia.