58% das indústrias cearenses usam tecnologias digitais
Por Admin - Em 09/07/2018 às 12:59 PM
A quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0 – já é uma realidade e requer que as empresas incorporem um conjunto de tecnologias digitais para manterem-se competitivas. Estudo realizado pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC mostra que no Ceará, ainda que em estágio inicial, tecnologias digitais são adotadas em mais da metade das empresas.
Este ano, o percentual das empresas que utilizam pelo menos uma das 15 tecnologias digitais consideradas na pesquisa é de 58%, contra 42% que não utilizam nenhuma. No entanto, entre o início de 2016 e o de 2018, o percentual de empresas que já utilizam tecnologias digitais apresentou crescimento de apenas 2 pontos percentuais, de 56% para 58%.
No Brasil, de acordo com sondagem feita pela CNI, apenas com empresas de grande porte, 73% delas já utilizam pelo menos uma das tecnologias assinaladas na pesquisa. No Ceará, ao restringir a amostra somente para grandes empresas, o percentual passa de 58% para 71%, mostrando que o Estado incorpora tecnologias em ritmo similar ao restante do País.
Entre 2016 e 2018, todas as tecnologias apresentaram crescimento em seu percentual, no Estado, com particular importância para o crescimento no uso de “Simulações/análise de modelos virtuais” e “Utilização de serviços em nuvem associados ao produto”.
Além disso, a pesquisa indicou que as tecnologias mais utilizadas são “Projetos de manufatura por computador CAD/CAM” (32%), “Automação digital com sensores para controle de processo” (31%), “Automação digital com sensores com identificação de produtos e condições operacionais, linhas flexíveis” e “Sistemas integrados de engenharia para desenvolvimento e manufatura de produtos” (ambas com 27%).
Utilização de tecnologias digitais tem avançado nas empresas brasieiras, bem como cearenses
Foto: Divulgação