TURISMO
60% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos 12 meses
Por Redação - Em 16/10/2023 às 12:58 AM
Um dos setores mais afetados durante a pandemia de covid-19, o turismo vem mostrando forte recuperação desde o início da retomada gradual das atividades econômicas e sociais. Além da demanda reprimida por viagens, fatores como preços das passagens também têm interferido na decisão dos brasileiros de viajar. Nos próximos 12 meses, 60% dos brasileiros pretendem fazer pelo menos uma viagem a lazer e 25% esperam realizar duas ou mais viagens. É o que mostra um estudo do Instituto Opinion Box.
Entre os que pretendem viajar, 67% afirmam que irão para outros estados brasileiros, 25% viajarão para fora do país, 19% viajarão para dentro do próprio estado e 3% ainda não decidiram o destino.
Em relação ao meio de transporte, o estudo mostrou que 65% pretendem viajar de avião, 26% de carro próprio, 15% de ônibus, 7% de carro alugado, 3% de trem e 3% de navio/cruzeiro.
O estudo também mostrou que os hotéis e resorts sãos os meios de hospedagem preferidos de quem pretende viajar nos próximos 12 meses (55%), seguidos pela casa de amigos e parentes (24%), aluguel de casas por temporada/AirBnb (23%), pousadas (22%), albergue e hostel (5%) e barraca de camping/motorhome/trailers (2%).
Decisão
Na hora de decidir o destino da viagem de lazer, o preço é o que pesa mais para os brasileiros, com 56% das respostas. Outros fatores mencionados são destinos bons para descansar (47%), destinos bons para conhecer culturas diferentes (44%), boas opções de hospedagem (41%), infraestrutura e logística (31%) e facilidade de encontrar informações na internet (22%), dentre outros.
“O Google é a fonte de informação mais buscada pelos viajantes, tanto antes quanto durante as viagens. Na hora de comprar passagens ou reservar uma hospedagem, a situação muda. As pessoas tendem a buscar passagens diretamente nos sites das empresas de transporte e, no caso da hospedagem, vão até sites e apps especializados como Decolar, Kayak ou Booking.com”, diz o estudo.
A pesquisa do Opinion Box ouviu 2.070 pessoas de todas as regiões do Brasil. Os dados foram coletados em setembro deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.