CARTÕES

61% dos consumidores pagam por aproximação

Por Redação - Em 11/09/2024 às 12:07 AM

Cartão De Crédito, Pagamento Por Aproximação Foto Freepik

Cartão De Crédito, Pagamento Por Aproximação Foto Freepik

O pagamento por aproximação tem ganhado popularidade entre os brasileiros. Dados da Abecs indicam que 61% dos consumidores utilizam essa forma de pagamento, com a maioria fazendo uso recorrente da modalidade.

No primeiro semestre de 2024, foram transacionados R$ 644,2 bilhões por aproximação, representando um crescimento de 52,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O cartão de crédito lidera as transações por aproximação, com R$ 360,9 bilhões movimentados (+56,1% em relação ao ano passado). O cartão de débito somou R$ 172,1 bilhões (+52,5%), e o cartão pré-pago, R$ 111,2 bilhões (+44,1%).

Diariamente, são realizados 60 milhões de pagamentos por aproximação, totalizando 10,8 bilhões de transações no semestre, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Em junho de 2024, 61,1% das compras presenciais com cartão foram pagas por aproximação, quase o dobro do registrado em junho de 2022 (33,7%).

O pagamento por aproximação é utilizado por consumidores de todas as faixas etárias, com maior incidência entre os mais jovens: 81% dos consumidores de 18 a 24 anos, 72% dos de 25 a 34 anos e 64% dos de 35 a 44 anos. Entre os brasileiros que utilizam a modalidade, 63% o fazem sempre ou quase sempre.

Os cartões são responsáveis por 78% dos pagamentos por aproximação, enquanto celulares com carteiras digitais representam 30% e smartwatches, 1%. A rapidez e a comodidade são apontadas como principais benefícios por 89% dos usuários.

O CEO da Elo e presidente da Abecs, Giancarlo Greco, destaca que o crescimento das transações por aproximação reflete uma evolução natural dos pagamentos eletrônicos e prevê que a modalidade continuará a se desenvolver, com os estabelecimentos comerciais incentivando seu uso.

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