PESQUISA DA CIELO

63% dos comerciantes esperam vender mais na Black Friday deste ano

Por Redação - Em 30/10/2024 às 12:07 AM

Black Friday Foto Freepik

Entre os comerciantes que projetam crescimento, 30% esperam um aumento superior a 20% FOTO: Freepik

Uma pesquisa realizada pela empresa de maquininhas Cielo revelou que seis em cada dez comerciantes brasileiros esperam um aumento nas vendas durante a Black Friday deste ano. O levantamento indica um otimismo crescente, com 63% dos entrevistados acreditando que venderão mais do que no ano passado, impulsionados por um aumento nas transações via Pix e cartão de crédito, enquanto o uso de dinheiro vivo deve diminuir.

Entre os comerciantes que projetam crescimento, 30% esperam um aumento superior a 20%, e 31% preveem uma alta entre 10% e 20%. A Cielo, que tradicionalmente calcula o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) após a data, aponta que em 2023, o faturamento da Black Friday cresceu 2,1%, após uma alta de 6,9% em 2022.

Estanislau Bassols, presidente da Cielo, enfatiza a importância estratégica da data: “Quase 60% dos varejistas consideram a Black Friday como um aquecimento para as vendas do final do ano.” O Pix, segundo a pesquisa, deverá ser a forma de pagamento mais utilizada, com 48% dos comerciantes considerando-o essencial, seguido pelo cartão de crédito, com 28%. Em contrapartida, 64% esperam uma queda nas vendas feitas em dinheiro vivo.

A pesquisa também destacou a disposição dos comerciantes em oferecer descontos: 82% planejam oferecer promoções, sendo que a faixa de desconto mais comum é de até 10%, seguida por até 20% para 24% dos comerciantes.

Embora a Black Friday ocorra em 29 de novembro, 77% dos varejistas começarão as promoções antes da data, com 39% iniciando uma semana antes. As vendas em lojas físicas ainda dominam, com 61% dos comerciantes prevendo um aumento nas vendas presenciais. No entanto, as redes sociais se destacam como o principal canal de divulgação das promoções, com 55% dos lojistas optando por esse meio.

Os principais receios dos comerciantes incluem a possibilidade de não alcançar as metas de vendas e o medo de ficar com estoque parado. A pesquisa da Cielo foi realizada em parceria com a Expertise e ouviu 201 lojistas de diversas regiões do Brasil entre 4 e 11 de setembro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business