CONSUMIDORES
64% dos brasileiros planejam financiar bens de consumo nos próximos dois anos, aponta estudo
Por Redação - Em 03/02/2025 às 10:30 AM
Um estudo exclusivo realizado pela Croma Consultoria revelou que 64% dos brasileiros têm a intenção de adquirir algum bem de consumo financiado nos próximos dois anos. Entre os itens mais desejados, destacam-se imóveis (51%) e veículos (43%). O levantamento indica que a preferência por compras parceladas é especialmente forte nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde 77% dos entrevistados afirmam que irão financiar suas aquisições.
Apesar da previsão de alta da taxa Selic e o consequente aumento nos juros, que poderia sinalizar uma retração no mercado de financiamentos, o estudo aponta um comportamento diferente. O relatório, intitulado “O futuro da relação do brasileiro com o dinheiro e as finanças”, revela que os brasileiros estão se adaptando a um cenário de transformações econômicas e mudanças no comportamento de consumo, mantendo suas intenções de parcelar compras de bens duráveis.
De acordo com o fundador do Grupo Croma, Edmar Bulla, esse movimento é reflexo de uma combinação de fatores econômicos e culturais. “Para as gerações mais jovens, o parcelamento de bens de consumo é uma estratégia para construir patrimônio e realizar desejos. Já os mais velhos tendem a priorizar a estabilidade financeira e evitar dívidas”, explica Bulla. As gerações mais propensas a contrair dívidas são a Z (entre 18 e 26 anos) e os Millenials (27 a 42 anos), com 75% e 72%, respectivamente. Já as gerações mais velhas, como X (43 a 58 anos) e Baby Boomers (acima de 59 anos), mostram menor tendência a esse comportamento, com 52% e 58%, respectivamente.
Regionalização do financiamento
A pesquisa também destaca a diferença regional no comportamento de compra financiada. Enquanto 77% dos brasileiros nas regiões Norte e Centro-Oeste têm intenção de parcelar suas aquisições, as regiões Sul (63%), Sudeste (61%) e Nordeste (64%) apresentam números menores. O estudo aponta que a alta adesão ao financiamento no Norte e Centro-Oeste está ligada a fatores como a volatilidade do emprego e a prevalência da renda informal, além do fácil acesso ao crédito por meio de fintechs, cooperativas e bancos regionais. Esses produtos financeiros costumam ser menos burocráticos e acessíveis, o que facilita o crédito sem a necessidade de comprovação de renda.
“Isso pode levar a uma maior disposição para financiar bens sem uma avaliação completa dos custos envolvidos”, afirma Bulla, destacando o impacto que a facilitação do crédito pode ter sobre as decisões de consumo.
Bens mais desejados
Imóveis e veículos são os bens de consumo mais procurados para financiamento. Entre os entrevistados, 51% planejam adquirir um imóvel, e 43% têm intenção de comprar um veículo parcelado nos próximos dois anos. Para os Millenials, o desejo por imóveis é ainda mais forte, com 63% dessa faixa etária planejando esse tipo de aquisição. Já a intenção de comprar veículos é maior nas classes A (57%) e B (52%).
A pesquisa também revelou os prazos mais comuns para financiamentos. Para veículos, a maioria dos brasileiros prefere um parcelamento de 13 a 36 vezes (37%), enquanto a compra de imóveis tende a ser financiada em prazos mais longos, com 36% dos entrevistados optando por prazos superiores a 60 vezes. Bulla explica que a alta duração dos financiamentos de bens como imóveis e veículos se deve ao alto custo desses itens, o que impactaria significativamente o orçamento familiar se o pagamento fosse feito de forma concentrada.
Entre os bens de consumo de menor valor, como celulares, eletrodomésticos e eletrônicos, a maioria dos brasileiros tende a parcelar em até 12 vezes, com destaque para a preferência por prazos de até 6 vezes (39%) ou até 12 vezes (48%).