371.674 NOVOS NEGÓCIOS

Abertura de empresas no Brasil cresce 21,28%, diz Serasa Experian

Por Redação - Em 24/12/2024 às 11:57 AM

Empresas, Economia, Empresários, Empreendedores, Empreendedorismo Foto Freepik

O estudo revelou que o setor de serviços foi o grande responsável pela criação de novas empresas em setembro FOTO: Freepik

O Brasil registrou um crescimento de 21,28% na abertura de novas empresas em setembro, em comparação com igual mês do ano passado, totalizando 371.674 novos negócios, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Esse resultado reflete a dinâmica empreendedora do país, impulsionada por políticas governamentais de incentivo ao empreendedorismo e pela crescente digitalização dos processos de abertura de empresas.

Apesar do bom desempenho em setembro, o crescimento foi inferior ao observado nos dois meses anteriores. Em agosto, o número de novos negócios foi de 386.494, e em julho, o total alcançou 399.643 registros. Essa desaceleração, embora visível, não diminui o otimismo no setor, que continua a ser fortemente influenciado por um ambiente de negócios favorável.

A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, destacou que o aumento no número de novas empresas está ligado ao ambiente de negócios dinâmico e ao suporte oferecido pelas políticas públicas. “A rápida digitalização também facilita o início das atividades empresariais, exigindo menos capital inicial e reduzindo as barreiras de entrada”, afirmou.

O estudo revelou que o setor de serviços foi o grande responsável pela criação de novas empresas em setembro, representando 73,4% do total. Em seguida, ficou o comércio, com 19,2%. O segmento com menor crescimento foi o classificado como “demais”, que inclui diversas outras áreas, com apenas 1% de participação na abertura de novos negócios.

A pesquisa também mostrou que a maior parte das empresas criadas foram Microempreendedores Individuais (MEIs), com mais de 265 mil registros, seguidos por cerca de 12 mil novas Empresas Individuais. Para Camila Abdelmalack, o MEI continua sendo uma das opções mais atrativas para quem está começando no mundo dos negócios, devido aos custos baixos, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e benefícios previdenciários.

Em termos regionais, a maior concentração de novos negócios em setembro esteve na região Sudeste, com destaque para São Paulo, que liderou o ranking com 115.463 novos registros. Minas Gerais e Rio de Janeiro ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Esse cenário reflete um panorama positivo para o empreendedorismo no Brasil, embora as pequenas quedas nos últimos meses indicam que o ritmo de abertura de empresas pode estar entrando em um período de estabilização após meses de crescimento acelerado.

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business