NO EXPO CENTER NORTE
ABF Franchising Week aponta tendências e analisa futuro das franquias no Brasil
Por Marcelo - Em 08/06/2022 às 1:29 PM
Considerado o maior encontro do setor de franquias da América Latina, a ABF Franchising Week realiza a sua sétima edição em formato híbrido, após dois anos de ações virtuais em razão da pandemia de Covid-19. Iniciativa da Associação Brasileira de Franchising, reunirá nove eventos de conteúdo – além da ABF Expo – em um só, e será realizado entre os dias 20 e 24 deste mês, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Informação, tendências e negócios” é o tema da Franchising Week 2022, em torno do qual serão reunidos os principais líderes e profissionais do setor e de áreas correlatas. Serão mais de 100 palestrantes, que ministrarão 40 horas de conteúdo, e a expectativa é reunir cerca de 4.000 pessoas presencialmente e outras milhares virtualmente.
De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, se já vivíamos um período de inflexão em 2019, quando da última ABF Franchising Week presencial, após dois anos fortemente marcados pela pandemia, o momento agora é de retomada, com um sistema de franquias ainda mais digital, multicanal, fortalecido por seu DNA colaborativo.
“Vivemos também um período de novos desafios, com marcas se reinventando, mais maduras, colocando em prática as lições aprendidas nestes dois anos e melhor preparadas para o futuro. Vale ressaltar, ainda, que, de acordo com pesquisa da ABF, no primeiro trimestre deste ano o faturamento das redes de franquias cresceu 8,8% frente ao mesmo período do ano passado, saltando de R$ 39,8 bilhões para R$ 43,3 bilhões. E no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento da receita foi ainda maior, de 13,9%, com um faturamento que avançou de R$ 165,5 bilhões para R$ 188,5 bilhões”, disse.
Nos quatro dias do evento serão debatidos panoramas atuais, aspectos estratégicos e perspectivas para o futuro de segmentos como: Food Service, Microfanquias, Redes de Educação, Transformação, Meios de Pagamento, Segurança da Internet, Franchising e Estratégias de Internacionalização. Sempre visando dar a melhor orientação possível para que os participantes do evento possam desenvolver cada vez mais os seus negócios.
Na quarta-feira (22) haverá a abertura da 29ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo em número de visitantes, que vai até o dia 25, com mais de 400 marcas expositoras, num espaço que precisou ser ampliado para 32.000m² de área de exposição. O evento trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 3 mil até mais de R$ 1 milhão, de todos os segmentos: Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Entretenimento e Lazer; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais; Serviços e Outros Negócios.
Encerrando a programação da Franchising Week 2022, já na sexta-feira (24), o Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial fará a conexão entre negócios e aspectos jurídicos. Dentre os temas que serão analisados, destaque para a relação entre o e-CNPJ e redes de franquia, as formas de investimento em franquias (funding) e aspectos do Contrato de Franquia. A palestra magna será ministrada pelo desembargador da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJSP, Eduardo Azuma Nishi. As inscrições estão abertas e podem se feitas no site: https://www.abf.com.br/franchisingweek/.