AVANÇO NA PECUÁRIA
Adagri e Faec querem tornar rebanho do Ceará livre da febre aftosa sem vacinação
Por Marcelo - Em 21/07/2022 às 6:08 PM
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) lançarão, na próxima segunda-feira (25), a campanha “Ceará livre da febre aftosa sem vacinação”. O reconhecimento do Estado como zona livre da doença sem vacina representa redução de custos para os pecuaristas, além de agregar valor aos produtos cearenses e abrir novos mercados. A cerimônia de lançamento da campanha será realizada durante um café da manhã, na sede da Faec, a partir das 8h30.
Na ocasião será apresentado o plano de ação do setor para atingir a meta. O evento contará com a participação da presidente da Adagri, Vilma Freire, e do titular da Sedet, Maia Júnior. “O reconhecimento do Ceará como estado livre de febre aftosa sem vacinação será um marco para o setor, colocando a nossa pecuária em outro patamar. Isso trará um impacto positivo para toda a cadeia produtiva do nosso agronegócio, além de agregar valor ao que o setor produz”, destaca Amílcar Silveira, presidente da Faec.
O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação, para livre sem vacinação, está previsto no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, conforme estabelecido pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A meta para que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação é até 2026.