CEARÁ CONECTADO
Adalberto Pessoa explica vantagens do Hub de telecom durante evento nacional
Por Marcelo - Em 13/04/2022 às 10:01 AM
A pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital e impulsionou o mercado de tecnologia no País. No Ceará o cenário não poderia ser diferente. Fortaleza é um Hub de conexão em telecomunicações, com a chegada de 16 cabos submarinos internacionais de fibra óptica, além de abrigar importantes data centers e provedores de serviços em nuvem.
Para apresentar as principais novidades e demandas do mercado nacional, o 11º Congresso RTI Provedores de Internet e o 13º Congresso RTI Data Centers trazem para sua palestra de abertura, o assessor para Atrações de Negócios da Secretaria do Comércio, Serviço e Inovação do Ceará, integrante da Sedet, Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa.
Com o título “Um mar de oportunidades para TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e o mercado de data centers e telecom”, a palestra será realizada no próximo dia 27, às 9h30, no auditório 1 do Centro de Eventos do Ceará. Segundo Adalberto Pessoa, o Ceará lidera o ranking de municípios com maior penetração de fibra óptica no Brasil: mais de 75% das conexões utilizam a tecnologia, segundo dados da Anatel/julho 2021, bem acima da média nacional, de 32% dos municípios.
O crescimento acumulado das empresas de TIC no Ceará nos últimos cinco anos foi de 47%, enquanto no Brasil a média foi de 13,88%. Dados como estes e os indicadores gerais do mercado de tecnologia no Estado serão apresentados na palestra, como empregabilidade, escolas conectadas, programas de inovação, clusters regionais e estratégias de desenvolvimento.
Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Adalberto Pessoa foi presidente da Empresa de Tecnologia de Informação do Ceará (Etice) de 2015 a 2021 e atualmente é consultor de empresas do segmento de TIC e assessor da Sedet para atração de empresas e negócios visando ampliar a conectividade no Estado.