MERCADO COMPETITIVO

Advance Comunicação celebra 30 anos de inovação e excelência na publicidade

Por Marcelo Cabral - Em 31/01/2025 às 12:15 AM

A Advance Comunicação celebra nesta sexta-feira (31), uma trajetória de 30 anos de atividades, consolidando-se como uma das mais relevantes agências do mercado publicitário cearense e nordestino. Em um setor dinâmico e altamente competitivo, onde a inovação é fundamental, construiu sua reputação baseada em estratégias consistentes, pesquisas aprofundadas e um olhar sempre atento à evolução do mercado. Segundo o publicitário e sócio da Advance, Evandro Colares, a ideia surgiu de sua esposa, Eliziane Colares, então funcionária do Banco do Nordeste (BNB) na área de Marketing, que decidiu seguir o sonho de abrir uma agência de publicidade.

Advance possui uma equipe com cerca de 100 colaboradores no Ceará e outros estados do Brasil

Ele também era funcionário do BNB e relembra esse momento decisivo na vida do casal. “Confesso que fui meio contra, e ainda bem que ela não me ouviu. No dia 31 de janeiro de 1995, ela começou a agência. Mas, em dois ou três anos, passei a me dividir entre a Advance e o banco. Entreguei os cargos de chefia e gerência, e em 2001, com um grande empurrão do nosso amigo Deusmar Queirós, que disse: ‘Deixe o banco que eu lhe dou a conta da Pague Menos’, tomei a decisão definitiva. Era o que faltava, deixei o BNB e fui integralmente para a Advance. De lá para cá, graças a Deus, temos vencido os desafios e a agência é uma das melhores do Ceará e do Nordeste”, explica.

Poucas empresas no Brasil alcançam essa longevidade, especialmente no segmento publicitário, marcado por mudanças constantes e exigências crescentes. Com uma abordagem que privilegia a qualidade em detrimento da quantidade, a Advance se destaca por um portfólio seleto de clientes e uma estratégia de exclusividade por segmento, com exceção da construção civil. Atualmente, conta com aproximadamente 100 colaboradores, distribuídos entre o Ceará e outros estados, operando de forma híbrida para garantir uma comunicação integrada e eficaz. E os dois filhos do casal – Guilherme e Evandro -, integram essa equipe de alto nível.

Novo cenário

Evandro, Guilherme, Eliziane e Evandro Colares estão à frente da Advance

A evolução da mídia tem sido uma constante no mercado, e Evandro Colares destaca a importância da convergência entre os diferentes formatos de comunicação. “Há 10 ou 15 anos, dizia-se que os jornais e revistas impressas iriam acabar, mas ainda hoje temos publicações de sucesso, como a IN Connection. Já existe a consciência de que o ideal é a crossmídia. A marca precisa estar na revista, na TV, no rádio, nos painéis de LED, tudo junto e misturado. Afinal, a jornada do consumidor passa por diversas etapas e precisamos estar presente em cada uma delas. Faz alguns anos que a publicidade deixou o ‘achismo’ para trás. Utilizamos softwares que direcionam os investimentos e otimizam o alcance e a frequência das campanhas. Ninguém mais atira de canhão, atiramos de sniper”.

Outro ponto crucial é a valorização dos veículos de comunicação e sua sustentabilidade financeira. “Os clientes entendem que, para se manterem relevantes, os veículos precisam investir em bons profissionais e serviços. Não existe sanduíche de graça. Se você quer um veículo de qualidade, precisa remunerá-lo de forma justa, para que ele possa entregar os melhores resultados”, enfatiza.

Conexões e resultados

No mundo dos negócios, networking é um ativo indispensável. Evandro Colares carrega consigo uma lição do pai, Luiz Marinho Colares: ‘Ande com os bons e serás um deles’. Essa filosofia sempre guiou sua trajetória, levando-o a participar de grandes eventos e se conectar com pessoas influentes. Ele relembra o impacto desse networking na consolidação da Advance. “Depois de uma década puxando trio elétrico na Beira-Mar com o bloco Kanguru e trabalhando com o Fortal, estabeleci mil relacionamentos. Essas conexões foram fundamentais para a expansão da Advance ao longo dessas três décadas”.

Evandro diz que a IA é um recurso valioso, mas é preciso ajustar resultados

A tecnologia transformou a publicidade e a criatividade, e a Advance tem investido fortemente em inovação, incluindo a Inteligência Artificial (IA). No entanto, Colares alerta para o uso criterioso dessa ferramenta. “A IA é um recurso valioso, mas precisa ser utilizada com responsabilidade. Contratamos professores para treinar nossa equipe e aprimorar os prompts, mas é fundamental revisar e ajustar os resultados. Afinal, o mesmo prompt pode gerar conteúdos idênticos para diferentes agências de publicidade. O uso de bancos de imagem, por exemplo, levanta questões sobre direitos autorais e propriedade intelectual. Precisamos filtrar e adaptar tudo que vem da IA”, assevera.

Futuro da Advance

Os últimos dez anos foram marcados por transformações significativas na publicidade, impulsionadas pelas redes sociais e novas plataformas digitais. Para o sócio da Advance, a fragmentação das verbas publicitárias entre diversos formatos é um reflexo dessa nova realidade. “Hoje, investimos em televisão, rádio, revistas, podcasts, mídias sociais, outdoors, painéis de LED, dentre outros. O brasileiro gosta de propaganda, de estar sempre bem informado. Existe um mercado grandioso e há espaço para todos”, completa Evandro Colares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business