PRIMEIRA DO BRASIL

Aeroporto de Congonhas adota frota de ônibus elétricos

Por Redação - Em 21/02/2025 às 10:06 AM

Aeroporto De Congonhas Adota ônibus Elétricos Para Transporte De Passageiros

Os ônibus possuem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 pessoas

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, colocou em operação nesta semana a primeira frota de ônibus elétricos do Brasil. A Aena, concessionária do aeroporto, adquiriu dez unidades para fazer o transporte de passageiros entre o terminal e áreas de embarque e desembarque remoto.

Desenvolvidos pela TEVX Higer, os ônibus possuem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 pessoas. Eles têm como diferencial a sustentabilidade, já que não emitem CO2 e operam sem gerar ruído. A estimativa é que a frota reduza em cerca de 464 toneladas a emissão de gases poluentes por ano, o que representa 25% da emissão de combustão móvel da Aena no Brasil.

Além de contribuir para o meio ambiente, os ônibus oferecem maior acessibilidade, com piso baixo e adaptações para pessoas com mobilidade reduzida. Eles também possuem tomadas USB e ar-condicionado ecológico. Com autonomia de 300 quilômetros por carga e recarga em até três horas, os veículos são abastecidos em uma central de carregamento instalada no aeroporto, capaz de fornecer energia para até seis ônibus simultaneamente.

A iniciativa faz parte do esforço da Aena para integrar soluções sustentáveis à operação do aeroporto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business