ACIMA DA MÉDIA
Aeroporto de Fortaleza é o 1º do Nordeste e 3º do Brasil em satisfação dos passageiros
Por Redação - Em 16/02/2024 às 4:47 PM
Principal portão de entrada dos turistas no Ceará, o Aeroporto de Fortaleza ficou em primeiro lugar do Nordeste e em terceiro entre os terminais do Brasil no ranking de satisfação dos passageiros elaborado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (MPA). A pesquisa, que considera terminais que movimentam entre cinco e dez milhões de passageiros anualmente, foi divulgada na última quinta-feira (15).
Administrado pela Fraport Brasil, o Aeroporto de Fortaleza recebeu nota 4,37, ficando atrás apenas dos aeroportos de Confins (4,56) e Porto Alegre (4,53). Na região Nordeste, ele foi o mais bem avaliado, superando os aeroportos de Salvador (4,34) e Recife (4,16). “É muito importante essa posição de destaque no país e na região Nordeste. O grau de satisfação dos turistas com o nosso aeroporto é crucial, pois influencia diretamente na impressão inicial do destino, impactando na sua experiência de viagem como um todo”, destaca a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Realizada no quarto trimestre de 2023, a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário ouviu 25.556 pessoas em todo o país. A nota que o Aeroporto Internacional de Fortaleza alcançou ficou acima da média do indicador de satisfação geral, que foi de 4,36.
No cenário nacional, os entrevistados classificaram como bons (nota 4) ou muito bons (nota 5) a infraestrutura e os serviços ofertados nos principais sítios aeroportuários. Entre os serviços com melhores notas, na visão dos passageiros, estão pontos como o controle migratório (4,51) e controle aduaneiro (4,48), seguidos por inspeção de segurança (4,44), o processo de check-in (4,40) e a aquisição da passagem (4,34).