EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Agência Moody’s Brasil eleva para ‘positiva’ avaliação do Banco do Nordeste

Por Marcelo - Em 18/12/2024 às 6:42 PM

A agência de classificação de risco Moody’s Brasil anunciou, nesta quarta-feira (18), a manutenção das notas de crédito do Banco do Nordeste (BNB) em AA, ao mesmo tempo em que revisou sua perspectiva de ‘estável’ para ‘positiva’. Na prática, a agência destacou que o BNB oferece baixo risco de inadimplência, reforçando sua posição como um dos principais agentes de financiamento no Brasil.

Presidente Paulo Câmara destacou o esforço para fortalecer a solidez e confiabilidade do BNB                                          Foto: Fernando Cavalcante

De acordo com o relatório divulgado pela Moody’s, os ratings do BNB refletem a combinação de seu robusto perfil de crédito individual e o suporte contínuo do Governo Federal, seu controlador. “A revisão da perspectiva para positiva reconhece o fortalecimento da capitalização do banco, após a injeção de R$ 1,4 bilhão em setembro, pelo Governo Federal. Além de possibilitar um crescimento mais expressivo em sua carteira de crédito, o apoio demonstra o comprometimento do controlador com a expansão sustentável das operações do banco”, detalha o documento.

Sólido desempenho

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou que a elevação da perspectiva é resultado de um esforço contínuo para fortalecer a solidez e a confiabilidade da instituição. “Uma das principais orientações do presidente Lula é fortalecer o Banco do Nordeste, ampliando sua atuação na missão de promover o desenvolvimento sustentável da nossa região. Essa avaliação da Moody’s comprova que estamos no caminho certo, consolidando o BNB como uma instituição cada vez mais sólida e confiável”, afirma.

A Moody’s também ressaltou o histórico consistente de resultados do BNB, sustentados por receitas via taxa de administração e del credere, complementadas pelo resultado de intermediação financeira obtido a partir da sua carteira de crédito. O balanço positivo da instituição reflete sua eficiência operacional e capacidade de apoiar o desenvolvimento econômico com segurança e previsibilidade.

Com a nova avaliação, o Banco do Nordeste reforça sua relevância no cenário financeiro nacional, especialmente em sua missão estratégica de fomentar o crescimento sustentável no Nordeste brasileiro. A injeção de capital recente não apenas fortalece sua base financeira, mas também abre caminho para a expansão de suas operações de crédito, ampliando o impacto de suas ações na região.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business