FRUTICULTURA EM DESTAQUE
Agrícola Famosa fecha parceria com a Citri&Co para serem referência global
Por Marcelo - Em 02/03/2021 às 7:14 PM
Uma parceria internacional que vai movimentar a fruticultura brasileira foi anunciada nesta terça-feira (2), com a formação da sociedade entre a Agrícola Famosa, com sede no Ceará e considerada a maior produtora e exportadora global de melões e melancias, e a Citri&Co, maior distribuidora de frutas cítricas e de caroço da Europa.
O objetivo principal da nova sociedade é tornarem-se uma referência global no mercado de frutas frescas, permitindo que as duas companhias possam reforçar suas posições estratégicas, aprimorar suas propostas de valor e fornecer frutas frescas de alta qualidade para seus clientes atuais e futuros.
“Frutas cítricas, melões e melancias, juntos, representam mais de 30% do consumo total de frutas do mercado europeu. Frutas cítricas são, indiscutivelmente, a escolha número 1 durante o inverno europeu, enquanto melões e melancias são a principal categoria no verão. Espanha e Brasil são os líderes na produção dessas frutas durante as janelas de safra e entressafra, apresentando uma vantagem natural para atender os mercados europeus”, revela um trecho do comunicado das duas companhias.
A Famosa e a Citri&Co vão criar uma plataforma global, tornando-se o maior player mundial para fornecer melancias, melões, frutas cítricas e com caroço para a Europa, combinando suas abrangências de mercado, capacidades operacionais e relacionamento com os principais varejistas.
“Os dois grupos manterão suas operações e marcas existentes sob a liderança das atuais equipes de gestão, enquanto exploram sinergias e formas de colaboração que trarão benefícios aos seus clientes, funcionários e comunidades em que operam”, destaca outro trecho do comunicado.
A Agrícola Famosa é sediada no Ceará e possui plantações nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Pertencente aos empresários Carlos Porro e Luís Roberto Barcelos, possui 30 mil hectares e 10 mil em franca produção de 200 mil toneladas de melões e melancias.
Pela alta qualidade de suas frutas, tem forte atuação no segmento de exportação, abastecendo a mercados importantes e bastante exigentes do mundo como Estados Unidos, Canadá, Europa, Oriente Médio, China e Rússia.