ALTA PERFORMANCE
Agricultura puxa a expansão do PIB do Ceará com alta de 32,52% no 2TRI24
Por Marcelo - Em 26/09/2024 às 5:50 PM
A agricultura foi a maior responsável pelo expressivo crescimento de 7,21% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no segundo trimestre deste ano, ao registrar uma alta de 32,52%, frente a igual período de 2023. Os dados completos foram revelados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta quinta-feira (26). A Indústria também apresentou forte desempenho, com um expansão de 9,93%, enquanto o setor de Serviços avançou 4,48%, consolidando um cenário de robustez econômica no Estado.
O crescimento de 7,21% no Ceará é mais que o dobro do registrado no Brasil, que alcançou 3,3% no mesmo período, e foi comemorado ontem pelo governador Elmano de Freitas, durante a sua live semanal. Esse desempenho regional é também superior ao comparado ao primeiro trimestre de 2024, quando o Estado apresentou uma elevação de 1,94%, frente à taxa nacional de 1,4%. A projeção para o PIB cearense em 2024 é de 4,41%, consolidando-o como um dos mais dinâmicos no cenário econômico nacional.
No primeiro semestre de 2024, o PIB do Ceará acumulou um crescimento de 6,48%, enquanto nos últimos quatro trimestres a expansão foi de 5,10%, superando amplamente as médias nacionais de 2,9% e 2,5%, respectivamente. Esse desempenho coloca o Ceará na liderança entre os estados nordestinos, com a Bahia e Pernambuco registrando crescimentos inferiores, na faixa dos 2,2% e 4,1%, respectivamente, no 2TRI24.
Dinâmica setorial
Ao analisar o Valor Adicionado dos setores no segundo trimestre deste ano, em comparação com o 1TRI24, mais uma vez o destaque ficou com a Agricultura, que cresceu 19,63%, enquanto o Brasil registrou um declínio de -2,3%. O setor de Serviços também se destacou com um crescimento de 1,12%, superando o resultado nacional de 1,0%. Já a Indústria, embora tenha avançado 0,29%, ficou abaixo da média nacional de 1,8%. Esses resultados reforçam a resiliência e diversificação da economia cearense, que se beneficia tanto de sua base agrícola quanto do crescente setor de serviços.
Segundo o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o crescimento do PIB do estado reflete não apenas a resiliência econômica, mas também o impacto direto das políticas públicas implementadas. “O crescimento de 5,10% no acumulado dos últimos quatro trimestres é resultado de uma estratégia governamental que prioriza o investimento e a inclusão. Entre janeiro e agosto deste ano, o Estado investiu aproximadamente R$ 2,13 bilhões, um esforço decisivo para manter o ritmo acelerado de expansão econômica”, destaca Alexandre Cialdini.
Alfredo Pessoa, diretor-geral do Ipece, ressaltou o impacto positivo desse crescimento sobre a geração de emprego e a melhoria das condições de vida da população. “O crescimento sustentável do Ceará em 2024 aponta para um futuro de mais oportunidades, reforçando o compromisso do Estado em combater a pobreza e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirma.
Caso se concretize a previsão de crescimento de 4,41% para o PIB do Ceará este ano, o Estado estará em uma posição de destaque, superando a estimativa nacional de 2,96%. Esses resultados evidenciam o sólido caminho de desenvolvimento traçado pelo Governo do Ceará, que com políticas econômicas consistentes e uma gestão focada na eficiência e inclusão, está pavimentando uma trajetória de prosperidade econômica, tornando-se um modelo de crescimento para o Brasil.