Águas do Tocantins podem fortalecer o ‘Velho Chico’
Por Admin - Em 13/07/2018 às 2:30 PM
A falta de água para abastecimento, irrigação e até mesmo consumo humano afetam a vida de milhões de nordestinos há décadas, atrapalhando o desenvolvimento ainda maior de seus estados, pois o solo é fértil e, quando existe água, a produção é farta.
A obra de transposição das águas do Rio São Francisco prosseguem, mas o ‘Velho Chico’ dá sinais de ‘cansaço’. A solução estaria na transferência de recursos hídricos do Rio Tocantins para os afluentes do São Francisco, fortalecendo o ‘Velho Chico’ e auxiliando na tarefa de abastecer a região.
A proposta é encabeçada pelo pré-candidato à presidência da República pelo MDB, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. O presidenciável falou sobre o assunto, ontem, durante evento com empresários na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern).
“Já estamos em estudos técnicos preliminares para ver a transposição de águas do Tocantins para o São Francisco. É um percurso um pouco longo, mas estamos estudando a viabilidade e já existem experiências neste sentido”, afirmou.
Meirelles afirmou que, se eleito, colocará os problemas do Nordeste como prioridade para serem resolvidos pelo Governo. “Com a economia brasileira toda crescendo, o Nordeste cresce junto. Isso é o primeiro lugar”, disse.
Segundo ele, é preciso trabalhar com políticas específicas e obras estruturantes para cada área. “A Transnordestina é uma, a ferrovia de integração Oeste-Leste é outra, o serviço de navegação pela costa é o terceiro. É inaceitável que durante décadas isso não tenha sido definitivamente resolvido”, completou.
Já existe um estudo para fazer a transposição das águas do Rio Tocantins para o São Francisco
Foto: Divulgação