DESTAQUE EM GESTÃO
Alci Porto é um dos homenageados com a Comenda Ariosto Holanda na FIEC
Por Marcelo - Em 25/04/2024 às 1:12 PM
O economista e diretor Técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto Gurgel Júnior será um dos homenageados da edição deste ano da Comenda Ariosto Holanda de Ciência, Tecnologia e Inovação, na categoria ‘Gestão’. A honraria é uma iniciativa do Instituto Iracema Digital, reconhecendo e homenageando personalidades que têm impulsionado o avanço científico e tecnológico do Ceará, por meio do mérito, conhecimento e compromisso.
Alci Porto é graduado em Economia pela UFC, com especialização em ‘Formação de consultores’ pela USP, ‘Planejamento, projeto e mercado turístico’ pela Unip, ‘Políticas públicas para as Micro e Pequenas Empresas’, pela Unicamp, e ‘Formação de consultores em gestão empresarial – Foco na pequena e média empresa’, pela ABDE. É um dos responsáveis a Rede de Inovação do Ceará que, a partir de julho deste ano, se materializará.
Mais categorias
A vice-reitora e pró-reitora de Relações Institucionais da UFC e Pesquisadora 1A do CNPQ, Diana Azevedo (‘Educação’), além da professora do Departamento de Computação da UFC e doutora em Ciência da Computação pela University of Ottawa, Rossana Andrade (‘Inovação’), também receberão a comenda. O evento acontecerá no próximo dia 3 de maio, às 17 horas, no auditório José Flávio Costa Lima, situado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Ariosto Holanda tem sua marca na história da ciência e tecnologia brasileiras, inspirando gerações futuras na busca constante por novas fronteiras de descoberta e inovação. “Fomos muito felizes em escolher Ariosto Holanda como nosso símbolo do que representa um ser humano muito perto de nosso ideal”, destaca o presidente do Instituto Iracema Digital, Ricardo Liebmann.
Exemplo
Francisco Ariosto Holanda é engenheiro civil formado pela UFC, especialista em Manutenção de Equipamentos de Petróleo e pós-graduado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ. Atuou como engenheiro em instituições como Petrobras e Coelce; foi professor na UFC e Unifor; além de ter ocupado cargos relevantes, como diretor-presidente do Nutec – órgão do qual é responsável pela implantação -, assim como do Centec, com três Faculdades de Tecnologia e 40 Centros Vocacionais Tecnológicos, cinco Núcleos de Informações Tecnológicas, e pelas Infovias do Desenvolvimento, no Ceará.
Na vida política, também foi deputado federal por seis legislaturas, tendo atuado em relevantes comissões e conselhos ligados à Ciência, à Tecnologia, à Educação e à Cultura, aos altos estudos sobre biodiesel, inclusão social, capacitação tecnológica da população e de micro e pequenas empresas.