COMÉRCIO EXTERIOR
Alckmin inicia diálogo com EUA sobre taxação de aço e ferro
Por Redação - Em 12/02/2025 às 3:13 PM
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (12) que já iniciou conversas com a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, para tratar da recente taxação de 25% sobre as importações norte-americanas de aço e ferro. Alckmin afirmou que o governo brasileiro está buscando uma solução negociada com o governo norte-americano, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o setor produtivo do Brasil.
Em entrevista, o vice-presidente destacou que a taxação foi uma questão discutida nas conversas, e o governo brasileiro está buscando um diálogo com o USTR (United States Trade Representative), setor responsável por questões comerciais. Alckmin também observou que, com a recente posse do novo governo dos EUA, alguns nomes dessa área ainda estão sendo aprovados no Congresso norte-americano.
Cotas de importação
Em relação à questão das cotas de importação, Alckmin considerou essa medida como uma “boa alternativa” para resolver a situação. As cotas, de acordo com o vice-presidente, são uma barreira não tarifária inteligente que ajuda a reduzir o impacto da taxação no mercado e na cadeia produtiva de aço.
“Se você aumenta o imposto de importação do aço para os EUA, isso tem um efeito em toda a cadeia produtiva. As cotas, portanto, são um bom caminho”, afirmou o vice-presidente, destacando que o Brasil busca um diálogo aberto com os EUA, considerando diferentes alternativas para a resolução do impasse.
Alckmin também ressaltou a importância da cautela e do diálogo nas negociações. “Comércio exterior é ganha-ganha. Buscamos colocar nossos produtos no mercado internacional e também adquirimos produtos de fora, o que exige um grande esforço para aumentar nossa competitividade”, concluiu.