GESTÃO E FEDERALISMO
Alexandre Cialdini lança seu livro sobre Lei de Responsabilidade Fiscal na FIEC
Por Marcelo - Em 12/03/2022 às 8:23 AM
O Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), foi o palco do lançamento do livro “A trajetória da Lei de Responsabilidade Fiscal”, um manual de gestão pública e apresenta para gestores públicos e privados, técnicos e políticos como foi o processo de construção das regras fiscais no Brasil. Isso, a partir de um largo trabalho de pesquisa nas bibliotecas de Câmara e Senado Federal, bem como no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Economista e atual secretário de Finanças e Planejamento do Eusébio, Alexandre Cialdini realizou uma sessão de autógrafos na noite desta sexta-feira (11), que contou com a presença de muitos industriais, empresários, gestores públicos e pessoas com interesse no tema. Inclusive Ednilton Soárez, reitor da Uni7; Hamilton Sobreira, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE e Acilon Gonçalves, prefeito do município de Eusébio. “Alexandre Cialdini é uma autoridade em Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não só no Ceará, mas em todo o Brasil, sem dúvidas esse livro vai fazer história no País”, declarou Ednilton Soárez.
Em seu discurso aos presentes, o autor destacou o aprofundamento da pesquisa para a obtenção de dados relevantes sobre o tema, bem como seu trabalho voltado ao desenvolvimento da legislação tributária existente e aplicada no País. “Gostaria de agradecer à minha família, amigos e ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e dizer que essa obra reuniu, com muita humildade, a incorporação de vários conhecimentos e estamos sempre em busca da melhoria do regramento fiscal brasileiro”, salientou Alexandre Cialdini.
Sinopse
O conhecimento do federalismo fiscal brasileiro passa por este livro. A trajetória das regras fiscais, orçamentárias e contábeis, desde o nosso Código de Contabilidade até o período da pandemia, estão presentes neste trabalho. A análise do processo de formulação, gestão e execução da LRF e seus efeitos nos estados brasileiros na trajetória de mais de 20 anos foram descritos com maestria por Alexandre Cialdini, a partir de uma base histórica e de riqueza quantitativa multidimensional dos dados.
Portanto, o livro estimula os leitores a conhecerem a engrenagem fiscal brasileira, a partir dos agentes públicos e do resultado dos indicadores de performance nessa área. O livro desperta essa curiosidade, pois integra todos os campos das ciências sociais, servindo de manual para as áreas de economia, contabilidade, administração, ciência política e sociologia, prospectando como deveriam ser as novas regras fiscais no federalismo brasileiro.