ÉTICA E LIDERANÇA

Ana Lúcia Mota será homenageada com a Medalha da Abolição nesta sexta-feira

Por Marcelo - Em 01/05/2024 às 11:13 AM

Exemplo de ética, trabalho e de ser uma mulher que não teme desafios, a empresária Ana Lúcia Bastos Mota, presidente da Cerbrás, será uma das homenageadas com a Medalha da Abolição, em solenidade que será comandada pelo governador Elmano de Freitas e sua vice, Jade Romero, nesta sexta-feira (3), a partir das 19 horas, no Palácio da Abolição. Maior honraria concedida pelo Governo do Ceará a pessoas e entidades que colaboram para o desenvolvimento do Estado, a comenda homenageia também o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana; bispo emérito de Limoeiro do Norte, dom Edilsom Cruz; o jornalista e escritor, Lira Neto; o cineasta Luiz carlos Barreto, e a Congregação Franciscana de Canindé.

Ana Lúcia Bastos Mota é a presidente da Cerbrás, uma referência nacional

“Eu gosto muito de uma música que diz ‘o acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído’. Então eu trabalhei muito, trabalhamos (referindo-se aos filhos e colaboradores), enfrentamos muita coisa para estarmos aqui”, ressalta a empresária. Estatura baixa, cabelo curto, sorriso no rosto, aura forte, comunicativa, presente e com uma palavra amiga para cada pessoa que cruza o seu caminho pelos corredores da empresa, que deu tanto trabalho para manter de pé. A “mulher que sabe onde pisa”, como fez questão de relembrar a forma que foi chamada em um especial jornalístico anos atrás – em alusão ao ramo do porcelanato no qual trabalha -, externou o sentimento de honra de ser uma das condecoradas com a Medalha da Abolição deste ano.

“Vou ser sincera, essa era uma homenagem que nunca passou pela minha cabeça receber. Essa homenagem não é só minha, é de todos que estiveram comigo, meus filhos e meus colaboradores. Receber uma honraria que leva o nome ‘Medalha da Abolição’ é muito forte, e isso me deixa muito feliz. Esse foi um trabalho de equipe, sozinha eu não teria feito nada”, relembra. Hoje, Ana Lúcia é presidente da Cerbrás, uma das principais indústrias de porcelanato e cerâmica do Brasil. Tocada como uma empresa de família com mais de 30 anos no mercado, a empresa exporta para países como Estados Unidos, e tem consolidadas praças internas de vendas.

Trajetória

Apaixonada por fotografia e geógrafa formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Lúcia começou sua vida longe do ramo do porcelanato. Até que o marido, José Tarcísio Mota Sá, pediu para ela trabalhar com ele no comércio de material de construção de sua família, a L.MOTA & Cia. No entanto, os negócios não foram tão bem e ela pediu readmissão na Teleceará, onde já havia trabalhado.

“Meu marido era muito empreendedor. Quando eu namorava com ele, ele tinha uma fábrica de mosaicos. A família dele tinha uma loja de material de construção. O pai (dele) adoeceu e ele assumiu a gestão da loja, criou outras lojas de material, não foi só uma. Mas o sonho dele era a indústria. Então, ele montou, em 1990, essa fábrica. No dia do aniversário dele, dia 30 de março. E me chamou para trabalhar com ele (de novo)”, relembrou a empresária.

Cerbrás produz 48 milhões de m² de pisos e revestimentos cerâmicos

Com a morte repentina de Tracísio Mota em 1994, numa época qe a Cerbrás estava em situação complicada, Ana Lúcia teve de arregaçar as mangas e assumir o controle, algo que achava extremamente difícil. E as coisas chegaram a piorar no início dos anos 2000. Mas com muito trabalho, dedicação, a união dos filhos Felipe, Ticiana e Mariana, além de cada um de seus colaboradores, conseguiu superar as adversidades e transformar a empresa numa das mais relevantes do setor.

Localizada no Distrito Industrial III, em Maracanaú, a Cerbrás é fundada em 1990, e com ela, mais um desafio profissional para Ana Lúcia: estar ao lado do marido, nessa jornada empresarial – o sonho de José Tarcísio sendo alcançado. Hoje a Cerbrás produz 48 milhões de metros quadrados (m²) de pisos e revestimentos cerâmicos por ano, tem uma estrutura física de 119 mil m² e 1.200 colaboradores, participa de feiras no Brasil e exterior, e tem a qualidade de seus produtos como uma de suas marcas registradas. (Com Ascom Governo do Ceará)

Ana Lúcia com os filhos Ticiana, Felipe e Mariana, uniu forças aos colaboradores para manter a Cerbrás

Mais notícias

Ver tudo de IN Business