
SEGURANÇA
Anac suspende operações da Voepass
Por Redação - Em 11/03/2025 às 9:19 AM

A Voepass opera atualmente 11 aeronaves, todas da fabricante ATR, com média de 17 anos de idade
A Voepass, quarta maior companhia aérea do Brasil, teve suas operações suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (11), após o desastre aéreo em Vinhedo (SP), em agosto de 2024, que resultou em 62 mortes. A empresa, que representa 0,3% do mercado, teve queda de 11% em suas operações entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, após registrar crescimento de 39% nos 12 meses anteriores ao acidente.
Com 729 mil passageiros transportados em 37 destinos, a Voepass opera atualmente 11 aeronaves, todas da fabricante ATR, com média de 17 anos de idade. Fundada em 1995 como Passaredo, a companhia passou a se chamar Voepass em 2019, após a aquisição da MAP Linhas Aéreas.
A Anac suspendeu as atividades da companhia devido a violações de segurança. A medida é cautelar, válida até que as “não conformidades” nos sistemas de gestão da empresa sejam corrigidas. Após o acidente, a agência intensificou as fiscalizações, exigindo a redução da malha aérea e ajustes na manutenção e administração da Voepass.
A Anac informou que, após novas inspeções em dezembro, foi constatada a deterioração do sistema de gestão da companhia, que não atendeu às exigências. Os passageiros afetados pelos voos cancelados devem buscar reembolso ou reacomodação com a empresa ou agência de viagens.
Mais notícias


Carro premium
