PRODUTOS ORGÂNICOS

Apex, MDA e MRE levam 21 empresas brasileiras à Biofach e três são do Ceará

Por Marcelo Cabral - Em 09/02/2025 às 8:37 AM

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levará 24 empresas brasileiras para a Biofach, a maior feira de produtos orgânicos da Europa, que inicia nesta terça-feira (11) e vai até sexta, em Nuremberg, na Alemanha. E três delas são cearenses: a Resibras Marambaia, que atua na exportação de castanha de caju; a NutriBotânica, empresa do Grupo Amway que fornece ingredientes botânicos de alta qualidade, e a Itaueira Bioingredientes, fabricante de sucos clarificados, polpas e concentrados de frutas tropicais para as indústrias de alimentos e bebidas (segmento B2B).

Participação na Biofach 2024 gerou quase US$ 17 milhões em negócios

Essa será a oitava vez consecutiva que a ApexBrasil promove a participação brasileira no evento. Um dos objetivos é estabelecer e incrementar as exportações brasileiras de orgânicos para a Alemanha e o restante da Europa, além de fortalecer a imagem do Brasil como um dos líderes no setor. A ação será realizada em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada em Berlim.

Conhecido por sua rica biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis, o Brasil tem fortalecido sua posição como um dos principais exportadores mundiais de produtos orgânicos. Os compradores internacionais podem se conectar de forma rápida e fácil com empresas participantes do evento por meio da Buy Brazil, uma plataforma digital da ApexBrasil que ajuda clientes de todo o mundo a encontrar produtos brasileiros de qualidade e fornecedores confiáveis.

Amplo portfólio

Estes oferecem alguns dos principais produtos orgânicos do Brasil, incluindo mel, frutas, açaí, açúcar, chá de erva-mate, castanha de caju, vinho, entre outros. As empresas selecionadas para estar na Biofach apresentaram certificação de orgânico reconhecida pelos organizadores da feira e a presença de mulheres em postos de liderança foi um dos diferenciais levados em consideração para a seleção. A feira é uma oportunidade para empresas brasileiras se conectarem com compradores, distribuidores e formadores de opinião em um dos mercados mais exigentes quanto aos aspectos de sustentabilidade e o segundo maior consumidor do segmento de orgânicos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a Biofach é uma das grandes oportunidades que o País tem para promover a sociobiodiversidade no exterior. Segundo Viana, o aumento da demanda por produtos orgânicos é uma realidade e o Brasil se posiciona com grande potencial de expansão de negócios neste setor, que é muito competitivo e está em franca expansão.

“A participação na Biofach busca incrementar o potencial exportador do segmento, que fortalece a bioeconomia nacional e impulsiona iniciativas sustentáveis”, afirma. Entre as 24 empresas brasileiras participantes, 18 foram selecionadas pela ApexBrasil e seis pelo MDA. Elas representam setores como chás, especiarias, castanhas, frutas, derivados de mel, sucos, açúcar, álcool, açaí, café e bebidas alcóolicas, dentre outros.

Desde 2016, a ApexBrasil participa da Biofach em parceria com empresas brasileiras, ministérios e Setor de Promoção Comercial e Investimentos do MRE. Na última edição, realizada no ano passado, a feira registrou mais 2,5 mil expositores de 94 países. A participação brasileira contou com 21 empresas em 2024, que geraram quase US$ 17 milhões em negócios.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business