NO RIO DE JANEIRO

Artesãs cearenses participam da abertura da Mostra ‘Travessias Artesanais’ no CRAB

Por Marcelo - Em 13/09/2024 às 6:51 PM

Quatro rendeiras artesãs do Ceará estiveram no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, para a abertura da Mostra Travessias Artesanais, promovida em parceria com o Sebrae-CE. O evento, que se estende até novembro, apresenta uma variedade de peças em renda e trançado, destacando-se as tipologias e histórias de seis cidades cearenses.

As obras em exibição no CRAB incluem o labirinto de Aracati, a renda de bilro de Trairi, o ponto filé de Jaguaribe, o crochê de São Gonçalo do Amarante, o trabalho em fibra de croá de Tianguá e o artesanato em palha de carnaúba de Sobral. A mostra celebra a riqueza cultural e a diversidade do artesanato cearense, proporcionando uma plataforma para valorização e reconhecimento das habilidades dessas artesãs.

Joaquim Cartaxo e Catlleya Guedes, à esquerda, com as quatro artesãs que foram expor no Rio

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, e também membro do Comitê Nacional do CRAB, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CRAB e pela gestão de Cattleya Guedes à frente da área de Artesanato do Sebrae do Ceará é de excelência. “Me orgulho muito de ser o decano do Comitê Nacional do CRAB e parabenizo o belo trabalho que vem sendo feito nessa área pelo Sebrae do Rio“, afirma.

Ele também ressaltou a relevância do projeto para o desenvolvimento regional. “O Travessias Artesanais tem três importantes vertentes. A dimensão antropológica, porque estabelece a identidade das localidades onde é produzido esse artesanato. Em segundo, o fato de inovar a tradição, através do design. E a terceira dimensão é o da economia criativa, com o esforço de transformar a produção artesanal em peças importantes e valiosas da cultura brasileira”, ressalta Joaquim Cartaxo, que vestia um colete trabalhado em crochê por uma artesã cearense.

Valorização

Grupo do Ceará em frente à sede do CRAB, na Cidade Maravilhosa

Queremos, aqui no CRAB, sempre valorizar os saberes tradicionais de novos grupos produtivos do Ceará e de outras regiões e estados do Brasil. A Mostra Travessias Artesanais está muito bonita. Essa integração artesanato e design gerou um artesanato renovado”, destaca Sérgio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê Nacional do CRAB.

Prestigiaram ainda a abertura da Mostra, o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Júlio Cezar Resende de Freitas; a gestora de Artesanato do Sebrae-CE, Cattleya Guedes; a fundadora e diretora criativa da Catarina Mina (curadora da Mostra), Celina Hissa, e as artesãs cearenses com peças em exposição Luziane de Souza Araújo, Maria Marta Alves Rodrigues, Francisca Rejane Oliveira de Lima e Valderina Gomes Ximenes.

O projeto

O Travessias Artesanais é um projeto do Sebrae-CE em parceira com as Oficinas Catarina Mina. Ao longo de um ano, acompanhou grupos de artesãs e suas técnicas em seis localidades diferentes: Aracati, Trairi, Jaguaribe, São Gonçalo do Amarante, Tianguá e Sobral. Ao ampliar o alcance sobre as potências criativas do Estado, ele trouxe novos olhares para esses saberes tradicionais, com a colaboração de designers renomados, como Dudu Bertholini, David Lee, Marina Bitú, Érico Gondim, Márcia Hissa e a própria fundadora da marca, Celina Hissa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business