DIA DAS MÃES

Assis Cavalcante acredita em vendas robustas no comércio da capital cearense

Por Marcelo - Em 28/04/2022 às 5:57 PM

O Dia das Mães é considerado pelo varejo como a segunda melhor data do ano em termos de faturamento, o que deve aquecer as vendas pelos próximos dias. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.

Este número fica muito próximo dos 77% observados em 2021, e a expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem mães, esposas ou sogras este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

Assis Cavalcante celebrou o tíquete médio de R$ 221,00 este ano                 Foto: Divulgação

De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, um dado importante revelado pelo estudo é que o tíquete médio dos gastos com os presentes devem ficar em torno de R$ 221,00. “Nessa pesquisa surgiu algo diferente, um número substancial de pessoas que vão das presentes não só às mães, mas também às esposas e às sogras, que será muito bom para o comércio”, afirmou Assis Cavalcante.

Ele disse, ainda, que passada a pandemia, muita gente irá às compras presencialmente, sendo 44% nos shopping centers e 29% nas lojas físicas. Isso quer dizer que as pessoas estão com sede de se encontrar, pesquisar preços, conversar, o que é muito importante para todos nós, neste momento que a pandemia está passando”, destacou.

Outro ponto relevante da pesquisa da CNDL diz respeito à forma de pagamento dessas compras. “O estudo mostra que 34% das pessoas irão pagar no cartão, 29% vão para no dinheiro e 26% irão comprar no Pix. E o Pix, comparando 2021 com 2022 cresce 10 pontos percentuais e a venda em dinheiro cai 12 pontos. Isso nos leva a crer que esse Dia das Mães será o melhor desde 2018. E os shoppings estão com campanhas fantásticas e os lojistas de rua também estão fazenda campanhas, dentro da sua condição”, completou Assis Cavalcante.

O cenário econômico do País e a alta da inflação preocupam os consumidores: 80% consideram que os preços dos produtos estão mais caros este ano, se comparado com 2021. Em comparação com o ano passado, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 28% comprar mais e 17% comprar menos.

O levantamento revela que neste Dia das Mães, os produtos campeões de venda devem ser roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates e cosméticos ( ambos com 23%). Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes e as principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%).

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